Plínio se empolga com popularidade conquistada no Twitter

Depois de ganhar dois mil novos seguidores na rede social, candidato do PSOL diz já sentir nas ruas o efeito do debate

Alessandra Oggioni, iG São Paulo |

O candidato do PSOL à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio, comemorou o efeito do debate realizado nesta quinta-feira (5) pela TV Bandeirantes . Além de ser o único nanico a participar do confronto, ele também aumentou, em poucas horas, o número de seguidores no microblogging Twitter. Dois mil novos usuários passaram a acompanhar Plínio (@pliniodearruda), que ultrapassou a marca de 13 mil seguidores e ficou entre os assuntos mais comentados na rede social. “Daí se vê a importância de estar na mídia”, disse Plínio ao iG .

Antes de a campanha começar, no início de julho, Plínio contava com pouco mais de 7 mil seguidores, e a média diária de novos usuários ficava entre 100 e 200 pessoas. Para o candidato do PSOL, a oportunidade de se mostrar ao público e o estilo irônico apresentado no confronto resultaram no aumento imediato do número de tuiteiros, o que, para ele, já está refletindo diretamente na campanha. “Hoje mesmo fiz uma caminhada ( em São Paulo ) e o que parou de gente para me cumprimentar e dizer que viu o debate foi grande. Foi muito positivo”, comentou Plínio.

O candidato do PSOL diz que todas as mensagens são tuitadas por ele e, quando está em viagem, dita os posts para a secretária colocar na rede. “A ferramenta é fantástica. Você consegue sentir diretamente a reação do público na hora, sem intermediação e sem nenhuma manipulação, e de graça”, opina.

Os candidatos Dilma Rousseff (@dilmabr), do PT, Marina Silva (@silva_marina), do PV, e José Serra (@joseserra_), do PSDB, também estiveram ontem na lista dos mais comentados no Twitter, nesta ordem. Entre os três, o tucano é o que possui o maior número de seguidores no microblogging: 329 mil, seguido por Dilma, com 143 mil, e Marina, que conta com 122 mil.

Outros nanicos apostam na internet

De olho no eleitorado jovem e nos internautas, candidatos de partidos pequenos apostam as fichas na internet e, em especial, nas redes sociais, para divulgar projetos de governo e opinar sobre os mais diversos assuntos, desde o resultado de um jogo de futebol até comentários sobre adversários políticos.

A tática pode ser válida se for observado que os brasileiros são os internautas que mais acessam as redes sociais e os blogs, de acordo com dados divulgados no segundo trimestre pela Nielsen, empresa especializada em internet. No país, 86% dos internautas estão conectados a redes sociais, sendo o Twitter um dos mais populares.

Dos presidenciáveis de pequenas legendas, todos possuem contas no microblogging, com exceção do candidato do PCO, Rui Costa Pimenta.

Depois de Plínio, o candidato Levy Fidelix (PRTN) (@levyfidelix) é o que possui maior número de seguidores entre os nanicos, com 7.420 usuários, seguido por José Maria Eymael (PSDC) (@ Eymael), com 6.830. Zé Maria (@zemaria_pstu), do PSTU, tem 1.865, Ivan Pinheiro (@ivanpinheiropcb), do PCB, conta com 61 e Oscar Silva (@oscarsilva31), do PHS, 63.

    Leia tudo sobre: eleiçõestwitterplínio de arruda sampaio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG