Petistas afinam estratégia para debate na TV

Equipe de Dilma comemora resultado de sorteio que dará à presidenciável oportunidade de responder por último duas vezes

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

A coordenação da campanha da petista Dilma Rousseff comemorou o sorteio da ordem das perguntas e respostas no primeiro debate entre os presidenciáveis, que acontece nesta quinta-feira, na TV Bandeirantes. Dilma será duas vezes a última a responder nos blocos em que os candidatos fazem perguntas entre si, considerado o mais delicado do debate.

O tucano José Serra, seu principal adversário, será o último apenas uma vez, no primeiro bloco, e ainda por cima responderá primeiro três vezes, duas delas nos blocos em que os candidatos perguntam entre si.

Dilma está se preparando desde a manhã desta quarta-feira para o debate. O principal foco de atenção da equipe petista é fazer com que a candidata adeque tanto as perguntas quanto as respostas no tempo combinado. Além disso ela tem revisado números e checado dados do governo.

Fazem parte da equipe de treinamento o marqueteiro João Santana, os coordenadores Antonio Palocci, José Eduardo Dutra, José Eduardo Cardozo e Rui Falcão, além da jornalista Olga Curado, especialista em expressão corporal.

Pelo sorteio, o debate da Band seguirá o seguinte roteiro:

- No primeiro bloco o mediador faz uma pergunta comum a todos os candidatos. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) será o primeiro a responder seguido de Marina Silva (PV), Dilma e Serra.

- Na sequência virão as perguntas de candidato para candidato. Um dos postulantes faz uma pergunta e escolhe outro para responder. Cada candidato responderá no máximo duas perguntas.

- Serão três rodadas de debate direto. Na primeira a ordem é Serra, Marina, Plínio e Dilma. Na segunda, Serra, Plínio, Marina e Dilma. Na terceira, Marina, Dilma, Serra e Plínio.

- Depois, jornalistas fazem uma pergunta para cada candidato e indicam outro para comentar. A ordem é Dilma, Serra, Marina e Plínio. Por último, serão feitas as considerações finais, seguindo a ordem Serra, Dilma, Marina e Plínio.

A disposição dos candidatos no palco também foi definida por sorteio. Da esquerda para a direita: Serra, Marina, o mediador, Dilma e Plínio.

    Leia tudo sobre: eleições dilma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG