Ibope mostra tucano e petista empatados; Datafolha, Vox Populi e Sensus colocam ex-ministra à frente, dentro da margem de erro

Em pesquisas anteriores ao levantamento Ibope divulgado neste sábado, a pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, já ultrapassa o rival tucano José Serra nas simulações de um segundo turno. Pelo Ibope, Dilma e Serra aparecem ambos com 42% das intenções de voto. Nas pesquisas Datafolha, Vox Populi e Sensus divulgadas na segunda quinzena de maio, o tucano está em  desvantagem, mas ainda dentro da margem de erro.

Na pesquisa Datafolha divulgada em 22 de maio, Dilma e Serra apareciam tecnicamente empatados na projeção de segundo turno. A petista tinha 46% contra 45% do tucano. Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente de Dilma, com 50% a 40%, segundo o Datafolha.

Já na pesquisa Vox Populi/Band, divulgada em 15 de maio, Dilma aparecia com dois pontos percentuais de vantagem sobre Serra em um eventual segundo turno, com 40% da preferência dos eleitores contra 38%. A diferença, no entanto, também cai dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Na pesquisa CNT/Sensus divulgada em 17 de maio, Dilma também aparece na frente de José Serra na simulação de segundo turno, com 41,8% contra 40% da preferência dos eleitores. Em abril, o cenário era inverso: o tucano aparecia na frente com 41,7%, enquanto a petista tinha 39,7%. O resultado também cai dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.