Pesquisa anima discurso petista de vitória no 1º turno

Nos bastidores, membros da coordenação da campanha de Dilma Rousseff comemoram avanço no levantamento Vox Populi

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

A pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira ajudou a alimentar no interior da campanha presidencial petista o discurso sobre uma possível vitória da ex-ministra Dilma Rousseff sobre o candidato tucano, José Serra, já no primeiro turno. No início da noite, membros da coordenação da campanha de Dilma avaliavam que o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda aparecer com 6% das intenções no levantamento significa que Dilma teria espaço para avançar dentro dessa fatia do eleitorado.

De acordo com o levantamento, Dilma chega às vésperas do início oficial da campanha com 40% das intenções de voto, acima do plano traçado originalmente por seu partido. Há aproximadamente um ano, o que se dizia no alto comando do PT era que se ela conseguisse largar na temporada oficial de campanha com mais de 30% das intenções de voto, já haveria motivo suficiente para otimismo. Pelo calendário da eleição, os candidatos só podem pedir votos abertamente e fazer propaganda a partir do dia 6 de julho.

Para integrantes da campanha, os dados refletem ao menos em parte a dificuldade do PSDB em definir o nome que irá compor a chapa de Serra na posição de vice. Petistas argumentam que esse quadro poderá inclusive ajudar a equipe de Dilma a selar acordos de última hora na montagem dos palanques regionais.

*Com iG São Paulo

    Leia tudo sobre: José SerraDilma Rousseff

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG