Pelo menos oito pesquisas devem sair nesta semana

Institutos intensificam os levantamentos de intenção de voto na semana que antecede as eleições

iG São Paulo |

A uma semana da definição do novo presidente da Repúblical, os institutos de pesquisa intensificam as sondagens. Estão previstos para sair nesta semana pelo menos oito levantamentos. Vox Populi/ iG , Datafolha, Ibope e Sensus têm registros de pesquisas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Primeira a traçar o cenário da disputa na última semana antes da eleição, a pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta segunda-feira deu a Dilma Rousseff 49% das intenções de voto, contra 38% do tucano José Serra .

Amanhã, deve ser publicada nova pesquisa Datafolha. Sensus tem o registro vencido na quarta-feira e Ibope, na quinta-feira. O instituto Datafolha volta a publicar outro levantamento na sexta. No sábado, entretanto, praticamente todos os institutos divulgarão sondagens. São eles: Ibope, Vox e Datafolha.

Indio da Costa (DEM), candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), contratou o Instituto GPP, ligado à Cesar Maia (DEM), para uma sondagem de última hora. A previsão é de que saia a partir de hoje.

Tendência

Dos quatro principais institutos de pesquisa, três deles, nesta última semana, mostraram tendência de queda do candidato tucano e de alta da petista. Os números oscilam e, na média, trazem diferença de no mínimo 12 pontos para a Dilma.

No primeiro turno, as pesquisas trouxeram um cenário de vitória ainda no primeiro turno para a petista. Os institutos não conseguiram prever o movimento dos eleitores de Marina Silva (PV), os chamados ‘marineiros’, que deram 19,3% dos votos válidos à candidata.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG