PE: Candidato do PV propõe bicicleta de reciclagem de lixo

Sérgio Xavier foca sua campanha em temas ambientais, tentando colar em Marina Silva

Thaisa Lisboa, iG Pernambuco |

Com o objetivo de colar a sua campanha com a da presidenciável Marina Silva, o candidato do PV ao governo de Pernambuco, Sérgio Xavier, tem levantado a bandeira do meio-ambiente em suas propostas. Entre os projetos idealizados por Xavier estão a fabricação e financiamento da Recicleta, uma versão moderna das carroças usadas por catadores de lixo, e o desenvolvimento de empresas sustentáveis para atender ao Porto de Suape.

Sergio Xavier reuniu-se nesta segunda-feira (09) com os pescadores e catadores de lixo do Movimento Recapibaribe, projeto independente de revitalização do Rio Capibaribe. A ideia era discutir a viabilização do projeto Recicleta. Xavier propõe a criação de uma bicicleta com reboque e adaptação para o uso de duas pessoas, em substituição às carroças de catadores de lixo.

Segundo Xavier, será criada uma linha de crédito exclusiva para a aquisição dos equipamentos. “Lançaremos um programa de financiamento para Recicleta, além de sugerir a criação de pequenas fábricas nas comunidades pobres para produzir esse equipamento”, contou.

No encontro o candidato também falou sobre implantar empresas sociais em áreas carentes de Pernambuco. “Essas empresas irão gerar empregos, renda e absolver pessoas desempregadas. Em Suape falta gente. Precisamos incluir pessoas de forma sustentável. Criar emprego para doutor é fácil”, afirmou o candidato, que tem questionado o governador Eduardo Campos pelo desmatamento na região de Suape.

O Verde estava acompanhando das candidatas a vice, Nely Queiroz, ao Senado, Renê Patriota, e da deputada estadual Socorro Catanhede, que também é idealizadora do Recapibaribe. Catanhede aproveitou a ocasião para anunciar que o seu comitê será flutuante. “Irei lançar o meu comitê em um barco no Rio Capibaribe”, revelou.

    Leia tudo sobre: eleições PESérgio XavierRecicletaSuape

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG