PDT questiona metodologia do Ibope; Dino comemora

Comitê alega erros no espaço amostral do levantamento; no comitê comunista, partidários soltaram fogos de artifício

Wilson Lima, iG Maranhão |

A segunda pesquisa Ibope/TV Mirante sobre a corrida eleitoral no Maranhão, divulgada na sexta-feira da semana passada, suscitou sentimentos distintos nos dois comitês dos candidatos da oposição no Estado. Enquanto Flávio Dino (PcdoB) comemorou o crescimento de sua candidatura; Jackson Lago (PDT) questionou os números do Ibope.

Na sexta-feira, partidários do comunista soltaram fogos de artifício instantes após a divulgação dos números Ibope/TV Mirante. Ao iG , o candidato do PCdoB afirmou hoje pela manhã que provavelmente tem um percentual de intenções de votos maior que o indicado no levantamento Ibope/TV Mirante. “A pesquisa reflete o crescimento da nossa candidatura. Já temos bem mais que 21%. Continuamos a crescer, e vamos ao 2º turno”, disse Flávio Dino.

Já os partidários de Lago afirmam que o Ibope não adotou critérios técnicos que refletissem o “cenário da candidatura” do pedetista. O principal questionamento está ligado ao fato de que, em alguns colégios eleitorais de grande expressão, poucos eleitores foram ouvidos; enquanto que em outros colégios eleitorais menos expressivos, o universo amostral de eleitores foi maior.

Um exemplo foi dado pelo comitê do próprio pedetista. No levantamento Ibope/TV Mirante, 14 eleitores foram ouvidos na cidade de Capinzal do Norte, cidade com 7.220 eleitores e em Pinheiro e Balsas, colégios com mais de 50 mil eleitores, houve o mesmo número de entrevistados: 14. “Em 2006 as pesquisas colocavam ela com mais de 70% e acabamos vencendo e este ano vamos vencer novamente”, declarou Lago.

O segundo levantamento Ibope/TV Mirante sobre as intenções de voto ao governo do Estado do Maranhão indica queda de um ponto percentual de Roseana Sarney (PMDB), de quatro pontos de Jackson Lago e crescimento de oito pontos em favor de Dino em comparação com a pesquisa anterior, divulgada dia 27 de agosto. Pela segunda pesquisa Ibope/TV Mirante, Roseana tem 46% das intenções de voto; Jackson 21% e Dino também 21%.

    Leia tudo sobre: eleições maroseanalagodino

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG