PDT de Alagoas consegue apoio de 16 partidos para o 2º turno

Nesta sexta-feira, candidato Ronaldo Lessa fechou aliança com a maioria dos vereadores de Maceió

Janaína Ribeiro, iG Alagoas |

Dos 22 partidos políticos que estão participando das eleições 2010 neste 2º turno em Alagoas, 16 fecharam alianças com o candidato Ronaldo Lessa (PDT). O pedetista disputa o governo do Estado contra o tucano Teotônio Vilela Filho. A aliança com 11 vereadores da Câmara Municipal de Maceió e mais dois suplentes – que vão assumir as vagas a partir do ano que vem, já que dois parlamentares foram eleitos para a Assembleia Legislativa de Alagoas -, foi formalizada na manhã desta sexta-feira (15) durante um café manhã. Ao lado de Vilela estão seis legendas. Foi ele quem conquistou a preferência dos eleitores alagoanos durante o 1º turno.

Janaina Ribeiro, iG Alagoas
Ronaldo Lessa em reunião com aliados
As articulações para compor as alianças de Ronaldo Lessa couberam ao vereador Galba Novaes (PRB), que foi candidato ao cargo de vice-governador na chapa de Fernando Collor de Mello (PTB). Depois de conquistarem apenas a 3ª colocação na disputa pelo governo do Estado, Collor e Galba manifestaram apoio à Lessa na semana passada e prometeram levar as suas lideranças para o grupo do pedetista. “Reunimo-nos com os vereadores e expusemos o programa de governo do Ronaldo. (...) Comparamos as ações de atual governo com aquelas desenvolvidas nas duas gestões do Ronaldo e todos ficaram convencidos de que a Frente Popular por Alagoas é a melhor opção atualmente para este 2º turno. Além disso, essa coligação é apoiada pelo presidente Lula e pela futura presidenta do Brasil Dilma Rousseff”, explicou Novaes.
Ronaldo Lessa também falou em Lula e Dilma. “Essas novas adesões significam força à nossa campanha e a certeza da vitória. Se a maioria dos vereadores está ao nosso lado, isso significa dizer que eles entenderam que o nosso governo será norteado pelos princípios da administração da presidenta Dilma Rousseff e voltado para o social”, disse Lessa.
Vereadores presentes
Batido o martelo, agora são 11 vereadores e dois suplentes que apoiam Ronaldo Lessa oficialmente. “E ainda temos o Ricardo Barbosa e a Heloísa Helena, do PSOL, que nos garantiram que votariam com o Ronaldo Lessa. Eles só não irão participar da campanha efetivamente”, garantiu Novaes.
Para Lessa, os parlamentares deverão trabalhar suas bases eleitorais. “Cada vereador é forte num determinado bairro, numa determinada região. O que queremos é que cada um vá às ruas, converse com os eleitores e apresente às nossas propostas”, recomendou o pedetista.
Partidos unidos
A Frente Popular por Alagoas é composta pelas siglas PDT/ PT/ PMDB/ PR/ PRP/ PCdoB e PTdoB. Com os novos apoios já manifestados, somaram-se a ela o PTB/ PRB/ PSL/ PHS/ PMN e PTC da coligação ‘O Povo no Governo’ e o PRTB/ PTN/ PV, da coligação ‘Renova Alagoas’. Pela Frente pelo Bem de Alagoas estão coligados PP/ PSC/ PPS/ DEM/ PSB e PSDB.

    Leia tudo sobre: eleições alPDTPTeleições dilma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG