Paulo Souto quer compensações à Bahia na transposição

Candidato do DEM ao governo da Bahia muda o tom do discurso e começa a atacar Geddel Vieira

Lucas Esteves, iG Bahia |

A obra de transposição do Rio São Francisco foi alvo de críticas do candidato ao Governo da Bahia Paulo Souto (DEM) durante pronunciamento na cidade de Juazeiro. O fato, curiosamente, varia o discurso do demista, que via de regra ataca a gestão de Jaques Wagner, candidato à reeleição, mas desta vez mira o adversário Geddel Vieira Lima e o governo Lula.

A obra da transposição foi levada adiante pessoalmente por Geddel Vieira Lima quando este ocupou o cargo de ministro da Integração Nacional, gestão encerrada no último mês de março. O peemedebista, não raro, costuma citar o empreendimento como forma de jactar-se um aliado de Lula na Bahia que de fato tira obras do papel.

Segundo o ex-governador, a obra não tem compensações para as populações ribeirinhas baianas entre as que não serão contempladas com o desvio das águas do Velho Chico. Em especial, Souto considera que a Bahia termina cedendo água a outros estados e não recebe nenhum tipo de compensação por isto.

“Nada contra levar água aos Estados vizinhos, desde que seja para abastecimento humano, mas não podemos admitir que populações que estão na Bahia, bem próximas ao Rio São Francisco, sofram ainda com a falta de água, enquanto a transposição leva o escasso recurso natural para projetos de irrigação. São indispensáveis medidas compensatórias”, avaliou.

Para Paulo Souto, deveria haver uma emenda constitucional que obrigasse que projetos de transposição de águas fossem aprovados pelo Senado antes de serem realizados se envolvessem o interesse de dois ou mais Estados ao mesmo tempo. Ele lembrou que esta emenda foi apresentada por ele na Casa Legislativa anos atrás quando de seu mandato de senador, mas não foi aprovada. “A decisão no Senado estabeleceria a igualdade de condições entre os Estados, já que cada um deles possui a mesma quantidade de senadores”, disse em tom de lamento.

    Leia tudo sobre: eleições bapaulo soutogeddel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG