Paulo Souto foi o que mais perdeu votos, segundo pesquisa

Análise dos números do Ibope para governador da Bahia mostra cenário desfavorável ao candidato demista

Lucas Esteves, iG Bahia |

O ex-governador Paulo Souto (DEM), que tenta voltar a ocupar o cargo que já exerceu por duas ocasiões, foi o candidato ao governo do Estado da Bahia que mais perdeu votos desde que o Ibope passou a fazer pesquisas junto ao eleitorado nestas eleições. Nas três consultas que o instituto já fez desde o dia 6 de agosto, o demista perdeu 4% de preferência e agora tem 15%, embora permaneça na segunda colocação.

Na primeira pesquisa, divulgada em 6 de agosto, Paulo Souto aparecia na segunda posição, com 19% e, em 27 do mesmo mês, caiu para 18%. Na consulta divulgada nesta sexta, o candidato caiu para 15%. O maior beneficiado dos votos perdidos por Souto foi Geddel Vieira Lima (PMDB).

O ex-ministro da Integração Nacional agora aparece com 12% de preferência e já arrisca a vice-liderança do demista. Desde a primeira pesquisa, Geddel evoluiu um ponto e, devido à margem de erros, está tecnicamente empatado com o adversário. Já Jaques Wagner ganhou três pontos desde a primeira consulta ao eleitor. No início de agosto, tinha 46% e, duas pesquisas depois, alcançou 49%.

Paulo Souto lidera, por outro lado, o ranking da rejeição no pleito baiano. O demista tem 25% de eleitores que declararam não votar em seu nome de jeito nenhum. O segundo colocado negativo é Luiz Bassuma (PV), que reúne 23% de rejeição. Já Carlos Nascimento (PSTU) fica na terceira posição, com 17%.

Geddel Vieira Lima é o quarto a ter maior repúdio, com 16%, enquanto Jaques Wagner é o último da lista, com 13% de eleitores que escolheram não votar na candidatura petista. Quinze por cento dos eleitores não rejeitam ninguém, enquanto outros 19% não sabem dizer em quem nunca depositariam confiança.

    Leia tudo sobre: eleições bapesquisaanálise

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG