Patrus agradece eleitores e afirma que fará `oposição serena¿

Em nota, ex-ministro diz que que há um sentimento libertário representado pelos 3,5 milhões de votos em sua chapa com Hélio Costa

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

O ex-ministro Patrus Ananias (PT), candidato a vice na chapa derrotada ao governo de Minas, divulgou nota onde fez uma retrospectiva da campanha em parceria com o também ex-ministro Hélio Costa (PMDB). O petista desejou ao governador eleito, Antônio Anastasia (PSDB), e seu vice, Alberto Pinto Coelho (PP), êxito “no cumprimento da missão que lhes foi confiada pelos mineiros”. “Reafirmo também nosso compromisso de fazer uma oposição serena, mas sem jamais fazer oposição aos interesses maiores de Minas”, diz o texto.


Patrus afirmou ainda que a campanha ao governo de Minas foi “um passo importante em nosso projeto de resgate do PT”. “Ao longo dessa jornada, que ainda está em curso porque temos o segundo turno da eleição presidencial, estamos enfrentando o desafio de revigorar o partido e de exercitar nossa vocação de defender democraticamente nossas idéias”.

O ex-ministro não comenta o seu futuro político e diz apenas que “o sentimento de liberdade” foi ainda mais forte na campanha presidencial e decisivo para a vitória da “companheira” Dilma Rousseff no primeiro turno em Minas. “Todo nosso esforço nas próximas semanas será para ampliar ainda mais esse resultado para o Brasil seguir mudando e consolidar as conquistas obtidas nos governos do presidente Lula”, conclui.

Confira a íntegra da nota de Patrus Ananias:

“Nota aos mineiros e mineiras,

Encerro uma etapa importante da minha participação neste processo eleitoral com o coração aquecido. Foram muitos os apoios recebidos ao longo da nossa jornada e que, na sucessão estadual, se traduziram, ao final, nos 3,5 milhões de votos confiados à nossa chapa. Isso é a manifestação de que em Minas há um vigoroso sentimento libertário, democrático e popular indicando o desejo de transformação em nossa sociedade e que nos empenhamos em traduzi-lo.

Aos nossos apoiadores e a todos os eleitores que nos confiaram o voto, meu sincero obrigado. Esse sentimento foi ainda mais forte na campanha presidencial e decisivo para a vitória da companheira Dilma Rousseff no primeiro turno em Minas. Todo nosso esforço nas próximas semanas será para ampliar ainda mais esse resultado para o Brasil seguir mudando e consolidar as conquistas obtidas nos governos do presidente Lula.

Nesta eleição estamos celebrando mais um belo momento de exercício da democracia, com bons impactos pedagógicos para todos nós.

Particularmente, tenho de destacar a enriquecedora experiência que foi compor uma chapa com o senador Hélio Costa, com quem tinha uma relação de respeito e tivemos oportunidade de estabelecer uma relação de amizade. Aprendi muito. Assim como, tenho certeza, aprendemos muito nós dois juntos, percorrendo o Estado e mantendo interlocuções com os movimentos populares, sociais, sindicais, com setores mais variados de nossa sociedade.

Ampliamos ainda mais nossa compreensão sobre a realidade de Minas. Elaboramos, juntos, um projeto para o estado, para combater as desigualdades sociais e regionais que têm sido obstáculos ao desenvolvimento pleno das potencialidades mineiras. Ao governador eleito, Antônio Anastasia, e seu vice, Alberto Pinto Coelho, apresento minha saudação e votos de êxito no cumprimento da missão que lhes foi confiada pelos mineiros. Reafirmo também nosso compromisso de fazer uma oposição serena, mas sem jamais fazer oposição aos interesses maiores de Minas.

Nossa caminhada foi também um passo importante em nosso projeto de resgate do PT. Ao longo dessa jornada, que ainda está em curso porque temos o segundo turno da eleição presidencial, estamos enfrentando o desafio de revigorar o partido e de exercitar nossa vocação de defender democraticamente nossas ideias. E isso, sem dúvida, nos torna mais disciplinados e fortalecidos para cumprir nossa missão: manter a política viva e garantir a continuidade da mais importante transformação que o Brasil já vivenciou.

Estou empenhado nesse bom combate. É um compromisso que temos com a democracia, com o nosso partido e com o povo mineiro. Vamos juntos.

Meu abraço fraterno,

Patrus Ananias”

    Leia tudo sobre: Eleições MG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG