Osmar Dias cancela entrevista; PDT adia convenção

Senador pretende conversar mais uma vez com o governador Orlando Pessuti, do PMDB, para definir vice e montar chapa proporcional

Francisco Camargo, iG Paraná |

O senador Osmar Dias, do PDT, cancelou a entrevista coletiva que, a princípio, seria concedida na tarde desta quinta-feira, em Curitiba, para falar sobre a sua candidatura ao governo do Paraná em coligação com o PT e o PMDB. Vai aguardar mais um pouco para acertar "todos os detalhes" com o governador Orlando Pessuti (PMDB), começando pela definição do nome do vice-governador e a montagem da chapa proporcional.

Dias faz questão, também, que Pessuti participe da entrevista, que, segundo seu irmão , o senador Alvaro Dias, acontece nesta sexta-feira, dia 25, embora nada tenha sido confirmado de forma oficial. Osmar permaneceu em Brasília, para ajustes finais do acordo PDT, PT e PMDB. A convenção do PDT, marcada para o fim de semana, foi transferida para o dia 30.

O impasse para a aliança na disputa do governo do Paraná foi criado pelas condições conflitantes impostas por Dias, Pessuti e a liderança nacional do PT. O senador pedetista exigia que Gleisi Hoffmann desistisse da candidatura ao Senado para se tornar sua vice; enquanto Pessuti queria uma coligação proporcional para abrir mão da candidatura ao governo.

Desmentidos e contradições
Na semana passada, o deputado Valdir Rossoni, presidente estadual do PSDB, disse que uma aliança de Dias com o ex-prefeito Beto Richa de Curitiba, do PSDB, estava prestes a ser confirmada, com Osmar como candidato à reeleição ao Senado. Dias criticou Rossoni  e afirmou que, quando tivesse a definição, anunciaria ele mesmo.

Na convenção estadual do PSDB, no último sábado, quando  foi homologada a candidatura de Beto Richa, o partido deixou uma das vagas ao Senado em aberto , à espera da decisão de Dias. Em novas reuniões com os comandos nacionais do PDT, PMDB e PT, no entanto, a balança voltou a pender para o lado da base aliada do presidente Lula.

    Leia tudo sobre: paranáosmar diasorlando pessutipdtptpmdb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG