Oposição pedirá investigação sobre empréstimo externo

De acordo com revista, empresa subordinada à Eletrobras teria sido usada para concessão de garantias de empréstimo

Agência Estado |

selo

O PSDB e o DEM acionarão a Procuradoria-Geral da República (PGR) hoje para pedir investigação sobre denúncia revelada pela revista Época de que uma empresa subordinada à Eletrobras teria sido usada para concessão de garantias de empréstimo externo para empresa privada de forma fraudulenta. O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), deve entregar o documento ao órgão no final da tarde.

Por trás do esquema estaria Valter Luiz Cardeal Souza, presidente do Conselho de Administração da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), ligado política e profissionalmente à candidata Dilma Rousseff (PT).

De acordo com a reportagem, o banco de fomento controlado pelo governo da Alemanha Kreditanstalt für Wiederaufbau (KFW) estaria movendo um processo por danos materiais e morais contra a CGTEE por causa de um empréstimo internacional no valor de 157 milhões de euros para a construção de sete usinas de biomassa de geração de energia no Rio Grande do Sul e no Paraná.

A CGTEE teria dado as garantias ao banco de fomento alemão, em março de 2005, para a empresa Winimport construir as usinas. A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe empresas do governo de serem fiadoras de empréstimos internacionais a empresas privadas.

Os partidos de oposição apresentarão ainda um adendo a uma primeira representação movida contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. Neste pedido, DEM e PSDB querem investigação das denúncias feitas pela revista Veja e pelo jornal O Estado de S. Paulo de que Erenice e o filho dela, Israel Guerra, teriam feito tráfico de influência na intermediação de contratos com o governo.

No adendo, os partidos pedem a inclusão de novas informações contidas em reportagens da revista Veja, de que uma ex-assessora de Dilma foi investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por contrato sem licitação no Ministério de Minas e Energia.

    Leia tudo sobre: pleito 2010eleições dilmaeleições serra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG