Onze favoritos à Câmara têm pendência judicial ou conta rejeitada

Análise da Transparência Brasil também aponta que 16 candidatos apresentam em 2010 um patrimônio 100% superior ao de 2006

iG São Paulo |

Levantamento realizado pela ONG Transparência Brasil aponta que pelo menos onze candidatos a deputado federal que já exercem cargo no legislativo e estão entre os mais bem colocados nas pesquisas de intenções de voto têm alguma ocorrência na Justiça ou no Tribunal de Contas.

Na lista de candidatos a deputado federal com pendências judiciais são citados Beto Albuquerque (PSB-RS), Darcisio Paulo Perondi (PMDB-RS), Fernando Marroni (PT-RS), Sérgio Moraes (PTB-RS), Márcio França (PSB-SP), Paulo Maluf (PP-SP), Augusto Carvalho (PPS-DF), Laerte Bessa (PSC-DF), Paulo Magalhães (DEM-BA), Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Fernando Lucio Giacobo (PR-PR).

A análise de 58 candidatos foi feita com base nas pesquisas Datafolha realizadas no início de setembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal.

Além dos postulantes com ocorrências na Justiça ou no Tribunal de Contas, o levantamento também mostrou que 16 candidatos apresentam em 2010 um patrimônio 100% superior ao de 2006. Já 17 deles experimentaram evolução patrimonial negativa entre 2006 e 2010.

A atuação política dos parlamentares também foi analisada. Dez deles faltaram a mais de 25% das sessões plenárias ou a mais de metade das reuniões de comissões temáticas; outros dois estão em ambos os conjuntos de faltosos.

Dentre os 84 candidatos a deputado federal citados na pesquisa, dois são integrantes do Senado, 46 são deputados federais, nove são deputados estaduais e um é vereador. O número de candidatos com pendência na Justiça pode ser maior porque em alguns Estados há dificuldade para se recolher informações junto aos Tribunais.

O levantamento faz parte do projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, que monitora a atividade de mais de 2 mil parlamentares, ocupantes das 55 principais Casas Legislativas do país.

    Leia tudo sobre: eleiçõesdeputado federaltransparência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG