OAB anuncia movimento anticorrupção

Ordem dos Advogados no Tocantins faz blitz em Palmas e alerta contra a compra de votos no domingo

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Tocantins anunciou nesta sexta-feira um trabalho preventivo contra a corrupção eleitoral às eleições deste domingo. Uma equipe de advogados que compõe a Comissão de Acompanhamento do Processo Eleitoral e Combate à Corrupção da OAB fez agora à noite uma blitz educativa na Feira da 304 em Palmas.

Até o dia das eleições, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) visitará locais de grande movimento e conversando com os eleitores sobre o problema da compra de voto e a importância do voto limpo e consciente. Neste sábado o trabalho será retomado a partir das 14 horas, com visitas aos shoppings, feira livre da 403 norte e comércio em Palmas e Taquaralto.

“No dia da eleição, carros identificados com a inscrição "Fiscalização OAB" vão percorrer os principais pontos de votação para fiscalizar e denunciar ações de boca de urna e corrupção eleitoral,” revelou o presidente da entidade, advogado Ercílio Bezerra. Para ele, a compra de voto é o crime mais cometido durante o período eleitoral.

“Mas nem sempre os envolvidos com esse ou outros tipos de delitos acabam punidos,” reconheceu. Desde 2006, a Polícia Federal abriu mais de 20 mil inquéritos, mas apenas 25% dos acusados foram indiciados. E o Tocantins lidera o ranking, com 841 casos de crimes eleitorais, entre 2006 e 2009, acrescentou.

    Leia tudo sobre: eleições tooab tocorrupçãovenda de votos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG