Nove cidades alagoanas deverão receber reforço de tropas federais

No 1º turno, o Exército esteve presente em 15 municípios do Estado

Janaina Ribeiro, iG Alagoas |

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) aprovou as requisições de tropas federais feitas pelos juízes de seis zonas eleitorais do Estado: 17ª, 18ª, 29ª, 33ª, 46ª e 48ª. Resta agora a autorização do Tribunal Superior Eleitoral sobre da estada do Exército Brasileiro em nove municípios alagoanos. Em Roteiro, no litoral sul do Estado, o prefeito Fábio Jatobá (PTB) informou não vai ‘abrir mão’ das tropas federais por conta do recente assassinato de um vereador da cidade.

As zonas autorizadas pelo TRE/AL para receber o Exército estão sediadas nos municípios de São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Campos, Porto de Pedras, Batalha, Cacimbinhas e Boca da Mata, respectivamente. A resolução nº 15.098/10 que aprovou esses pedidos foi enviada nesta segunda-feira (25) para o TSE com as devidas justificativas anexadas.

Em Roteiro, o juiz eleitoral Antônio Barros e o prefeito Fábio Jatobá (PTB) pediram o reforço de homens do Exército por conta do assassinato do vereador Genival Barbosa da Silva, morto com 2 tiros em via pública há menos de 2 meses. Imagens divulgadas pela Polícia Civil de Alagoas mostraram o momento do crime. O assassino fugiu e até agora ainda não foi identificado. O vereador era suspeito de ter tramado a morte do ex-prefeito da cidade em 2006. E como os moradores reclamaram da onda de insegurança no município, o juiz da zona de São Miguel dos Campos – da qual Roteiro faz parte -, pediu o reforço do Exército, que também esteve no município durante o 1º turno.

Os militares no 1º turno
A manutenção da ordem em Alagoas no dia 03 de outubro passado foi garantida por 9,2 mil agentes da segurança pública. A maioria deles chegou aos locais de votação com dois dias de antecedência. Só da Polícia Militar foram 7,4 mil PMs, 150 agentes e delegados da Polícia Federal e mais 500 homens da Força Nacional e do Exército Brasileiro.

No Brasil, 12 Estados receberam tropas federais: Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Ao todo, foram 247 cidades. A maior parte das tropas esteve no Pará, em 106 municípios, seguido do Piauí, com 49 e Rio Grande do Norte e Amazonas, que receberam militares em 20 cidades. Alagoas foi o 4º Estado que mais recebeu homens do Exército.

    Leia tudo sobre: eleições altropas federaispleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG