9,1% dos candidatos das cidades com mais de 100 mil pessoas têm problemas na Justiça

19/09 - 16:51

Redação

A porcentagem foi indicada pelo levantamento da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). A Associação pesquisou os candidatos a prefeito e vice-prefeito em cidades com população entre 100 e 200 mil habitantes que são réus em ações civis ou penais. Os dados compõem a terceira e última parte do projeto da AMB para divulgar os candidatos do País com ficha suja.

 

Acordo Ortográfico Entre os 667 candidatos pesquisados, 61, em 45 cidades diferentes, respondem a ações civis por improbidade administrativa ou ações penais públicas. Segundo os critérios da AMB, somente foram considerados processos movidos pelo Ministério Público (MP).

A porcentagem é bem próxima ao resultado da pesquisa anterior, que apontou 9,2% dos candidatos das cidades com mais 200 mil habitantes, aptas para realizar 2º turno, réus em processos na Justiça. Nas capitais, primeiro alvo do levantamento da AMB, 15 candidatos a prefeito e vice-prefeito têm ficha suja. 

Ao todo, a Associação enumerou 113 candidatos ficha suja nas 157 maiores cidades do Brasil. Os municípios com menos de 100 mil habitantes não fizeram parte da pesquisa. O candidato com maior número de processos, segundo o levantamento, é Galileu Teixeira Machado (PMDB), candidato à reeleição em Divinópolis, Minas Gerais, réu em 12 ações.

Machado responde a cinco ações por improbidade administrativa e sete ações penais por crime contra a administração pública. Em segundo lugar estão Marta Suplicy (PT), candidata à prefeitura de São Paulo, e Paulo Augusto Pinto de Mattos (PTB), que concorre a prefeito de Contagem, Minas Gerais, com oito processos cada um.

Para reunir os nomes dos candidatos a prefeito e vice nessas eleições que enfrentam processo, a AMB usou os arquivos de Tribunais de Justiça dos Estados, Tribunais Regionais Federais, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal.

Em algumas cidades, como Contagem e Londrina, no Paraná, e São José dos Campos, em São Paulo, que não participaram da segunta fase do levantamento, não foi possível encontrar as informações nos sites dos Tribunais. Nesses casos, a AMB enviou uma equipe técnica para fazer a pesquisa in-loco. Os dados desses municípios já estão disponíveis no site da AMB. 

Na terceira e última etapa, 79 das 84 cidades com população entre 100 e 200 mil habitantes participaram do levantamento. Ficaram de fora Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava e São José dos Pinhais, todas do Paraná. O Tribunal de Justiça do Estado não disponibiliza informações sobre processos em sua página eletrônica.

Leia também

Topo