No Sudeste, RJ é o único com todos os candidatos aptos ao governo

Segundo TSE, quatro dos nove candidatos que concorrem em SP tiveram registro negado; MG e ES registraram, cada, um veto

Flávia Salme, iG Rio de Janeiro |

Levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que o Rio de Janeiro é o único Estado no Sudeste em que todos os candidatos ao governo tiveram o registro concedido pela Justiça Eleitoral. São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo tiveram, pelo menos, uma candidatura indeferida por seus respectivos tribunais regionais eleitorais.

Embora todos os registros tenham sido aprovados pelo TRE-RJ, a candidatura do governador Sérgio Cabral (PMDB) à reeleição está sendo contestada por meio de recurso ao TSE. A coligação “Rio Esperança” – que tem Fernando Gabeira (PV) como candidato ao governo – aponta irregularidade na declaração de bens de Cabral . O motivo seria o valor declarado pelo governador de uma mansão que ele mantém em Mangaratiba, na Costa Verde. O TRE-RJ já recusou a contestação, mas o TSE ainda valia o pedido.

Ao todo, os seis candidatos que disputam o Palácio Guanabara, Sérgio Cabral (PMDB), Fernando Gabeira (PV), Fernando Peregrino (PR), Jefferson Moura (PSOL), Eduardo Serra (PCB) e Cyro Garcia (PSTU) foram considerados aptos para participar das eleições de outubro.

Em São Paulo, dos nove candidatos que disputam o governo do Estado quatro tiveram o registro negado pelo TRE-SP: Celso Russomano (PP), Igor Grabois (PCB), Mancha (PSTU) e Paulo Búfalo (PSOL). Eles, no entanto, continuam na disputa até que tenham seus recursos analisados em definitivo, segundo o TSE.

Minas Gerais e Espírito Santo tiveram, cada, um candidato com registro indeferido. Nos dois casos, os candidatos são do PCO (Partido da Causa Operária). Pepe, em Minas, e Avelar, no Espírito Santo, recorreram da decisão e participam da campanha normalmente, ainda que sub judice.

Em Minas, oito candidatos disputam o governo do estado. A disputa está polarizada entre: Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB) que lideram as pesquisas de intenção de votos.

No Espírito Santo, a disputa reúne cinco adversários. A rivalidade maior, no entanto, é comandada pelo senador Renato Casagrande (PSB) e o deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). 

    Leia tudo sobre: eleições rjtseregistrocandidatura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG