No RS, três dos quatro principais candidatos iniciaram campanha

Atual governadora, Yeda Crusius foi única a não realizar ato eleitoral de maior porte

Alexandre Haubrich, iG Porto Alegre |

Os primeiros atos de campanha de três dos quatro principais candidatos ao governo do Rio Grande do Sul mudaram por algumas horas a cara de Porto Alegre nessa terça-feira. Ainda que uma pequena parte da população participe ativamente dos eventos, muitos outros foram tocados por microfones, megafones, bandeiradas e caminhadas. A cidade respirou eleição.

Segundo o PT, foram cerca de 5 mil militantes que estiveram na Esquina Democrática para os lançamentos das campanhas de Tarso Genro ao Piratini e Dilma Rousseff à presidência da República. Os cantos de “olê, olê, olê, olá, Dilma Dilma” foram o som ambiente da parte mais tradicional do Centro de Porto Alegre no fim da manhã e no início da tarde. Tarso ficou em segundo plano, mas recebeu apoios importantes, como o do ex governador Alceu Collares, cujo partido, o PDT, está coligado com José Fogaça, do PMDB.

A poucas quadras dali o PSOL lançava a candidatura de Pedro Ruas com um bandeiraço, onde estiveram presentes os principais líderes estaduais, como Luciana Genro, Roberto Robaina e Fernanda Melchionna. À noite, nova caminhada do partido, na Cidade Baixa, sem a presença de Ruas.

Longe do Centro, José Fogaça (PMDB) e seu candidato a vice, Pompeu de Mattos (PDT), andavam de bicicleta na Restinga. Segundo o PMDB, cerca de 300 militantes receberam os dois. O passeio de bicicleta ocorreu para lembrar a Ciclovia da Restinga, construída por Fogaça enquanto prefeito da capital gaúcha. À tarde, a visita foi ao Parque Industrial do bairro.

Já Yeda Crusius (PSDB), única entre os principais candidatos a não participar do primeiro debate da campanha, no início da manhã, esteve na hora do almoço no comitê central da coligação que encabeça. Foi um rápido ato político, com a presença do presidente estadual da sigla, Cláudio Diaz.

    Leia tudo sobre: yeda crusiustarso genrojosé fogaçapedro ruasrs

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG