Disputam o governo do Estado: Sérgio Cabral, Fernando Gabeira, Fernando Peregrino, Cyro Garcia, Eduardo Serra e Jefferson Moura

No Rio de Janeiro, 11.589.763 eleitores são esperados nas urnas neste domingo (3), no primeiro turno eleitoral. Em todo Estado, o TRE-RJ conta com 5.022 locais de votação que atendem a 32.524 seções, oito delas destinadas ao voto em trânsito.

A cidade do Rio de Janeiro é o maior colégio eleitoral do Estado, com 4.674.789 eleitores que contarão com 1.468 locais de votação. O segundo maior é São Gonçalo, na região metropolitana, com 652.973 eleitores. O terceiro é Duque de Caxias, com 590.370, seguido de Nova Iguaçu, 545.800.

Búzios, no litoral carioca, é a única cidade do Estado onde todos os 19.238 eleitores vão contar com 88 urnas biométricas.

Para votar, o eleitor só precisa apresentar um documento original com voto , de acordo com decisão do decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciada na quinta-feira (30). Para saber onde fica sua seção e zona eleitoral, siga o atalho do iG .

Voto em trânsito

De acordo com o TRE-RJ, 4.201 eleitores se cadastraram no Rio para o voto em trânsito, entre 15 de julho e 15 de agosto. O cadastro permite ao eleitor que esteja fora de seu domicílio eleitoral votar para presidente . Mas, além do registro prévio, é preciso estar em uma capital de estado ou no Distrito Federal.

No Rio, o voto em trânsito poderá ser feito no Ministério da Educação (Rua da Imprensa, 16) ou no Ministério da Fazenda (Av. Presidente Antônio Carlos, 375), ambos no centro da capital.

Segurança

A exemplo das eleições municipais de 2008, a secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro não instituiu a “lei seca” no dia da eleição , a venda de bebidas alcoólicas estará liberada durante todo o domingo (3).

Ao todo, 26.598 policiais militares foram destacados para reforçar a segurança no Estado no primeiro turno das eleições . O esquema começa à meia-noite de sábado e termina após a conclusão da apuração dos votos.

Trens e metrô terão esquema especial

Os trens da região metropolitana vão circular com composições extras na parte da manhã e da tarde . Segundo a Supervia, concessionária que administra o serviço, os passageiros terão trens especiais com destino à Central do Brasil. Eles vão partir das estações de Saracuruna e Belford Roxo, na Baixada Fluminese, às 9h20 e 10h, e às 8h35 e 9h40, respectivamente.

Terminada a votação, as composições extras vão sair da Central do Brasil com destino às estações de Japeri, Santa Cruz, Saracuruna e Belford Roxo.

O metrô vai funcionar das 7h às 23h. A Linha 2 vai operar da estação da Pavuna à do Estácio, na zona norte, onde os passageiros deverão fazer a transferência para a Linha 1.

Analfabetos

De acordo com o TRE-RJ, o Estado registra hoje 276.857 analfabetos, 70.776 na capital. O voto é facultativo para analfabetos, maiores de setenta anos e maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. Só é obrigatório para brasileiros natos ou naturalizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos de idade.

Light monta esquema especial

A Light montou um esquema especial de atendimento para este domingo. Cerca de 730 funcionários trabalharão em dois turnos. Geradores de grande poderão a qualquer eventualidade na área de concessão da empresa. Dois deles, com capacidade de 500KVA, ficarão ligados diretamente à central de apuração do TRE, no Centro.

A concessionária vistoriou 2 mil km de linhas de distribuição e inspecionou 158 zonas eleitorais. Ao longo do dia. equipes técnicas ficarão posicionadas em pontos estratégicos nas zonas sul, norte e oeste, no centro e nos municípios da Baixada e do Interior; 305 funcionários foram destacados para atender chamados de emergência (0800-0210196).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.