No ES, mais de 2 milhões de eleitores vão às urnas

Cinco mil PMs fazem a segurança das eleições nas mais de 7 mil seções eleitorais de todo o estado

Manuela Andreoni, iG Rio de Janeiro |

Neste domingo (3), 2.523.185 de eleitores capixabas devem sair de suas casas para votar em um governador, dois senadores, um deputado federal e um estadual. Serão dez vagas preenchidas pelo Espírito Santo na Câmara Federal e 30 na Assembleia Legislativa.

Mais de 43 mil pessoas vão trabalhar nessas eleições no estado. Além de policiais, juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral, são 30 mil mesários trabalhando nas 7.433 seções eleitorais capixabas.

Diferentemente do que muitos podem pensar, não é Vitória o maior colegial eleitoral capixaba, mas Vila Velha, com 283.156 eleitores. Em seguida vêm Serra, com 259.318, e a capital, Vitória, com 250.947. Cariacica fica logo atrás com 237.278 votantes. São 132.955 os eleitores declarados analfabetos no colégio estadual.

Como em eleições passadas, a Lei Seca vale para toda a população, durante o horário de votação. Cinco mil policiais militares reforçam a segurança em todo o Estado das 17h deste sábado (2) até o fim da apuração dos votos. Aqueles que cometerem crimes eleitorais, como boca de urna, serão detidos e levados ao Departamento de Polícia Judiciária ou às delegacias de plantão para elaboração do registro da ocorrência.

Mudança este ano

O voto biométrico, em que o eleitor deve dar sua impressão digital, é novidade este ano. Como parte do teste feito nacionalmente, duas cidades do Espírito experimentam o sistema: Viana, com 34.911 votantes, e Castelo, com 25.259.

Além disso, em Vitória, os eleitores em trânsito poderão votar em quatro seções localizadas no IFES - Instituto Federal do ES (antiga Escola Técnica Federal), na Av. Vitória, na Capital.

    Leia tudo sobre: Eleições ES

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG