No Ceará, Cid Gomes tem 54% e Lúcio Alcântara 19%, diz Vox Populi

Na corrida pelas duas vagas de senador, Tasso Jereissati, Eunício Oliveira e José Pimentel estão tecnicamente empatados no Estado

Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo |

Faltando apenas quatro dias para as eleições, o candidato do PSB ao governo do Ceará, Cid Gomes, continua liderando a disputa pelo Palácio Bárbara de Alencar, segundo a nova rodada da pesquisa Vox Populi/ iG .

De acordo com o levantamento, o atual governador tem 54% das intenções de voto e é seguido pelo candidato Lúcio Alcântara (PR), que registra 19% da preferência dos eleitores.

O terceiro colocado na disputa cearense é o candidato Marcos Cals (PSDB), que tem 12%.

Apesar da diferença entre Cid Gomes e os adversários ter diminuído quatro pontos percentuais em relação a pesquisa do dia 12 de setembro, o candidato do PSB mantém 23 pontos de diferença entre os principais adversários e seria eleito ainda no primeiro turno, segundo o Vox Populi.

O instituto também registrou que o número de indecisos no Estado caiu de 14% para 11%, enquanto os eleitores que declaram voto branco ou nulo se manteve em 4% em relação à última sondagem.

Senado

Na corrida pelo Senado a disputa está embolada entre os três principais candidatos. Tasso Jereissati (PSDB) está tecnicamente empatado com o candidato do PMDB, Eunício Oliveira, e o petista José Pimentel.

O candidato tucano tem 46% das intenções de votos, enquanto Oliveira soma 44% da preferência dos eleitores. Colado com os dois está o candidato Pimentel, que tem 43% das menções.

O candidato do PSDB, que liderou a corrida por uma das duas vagas desde o início da eleição, agora vê sua eleição ameaçada pelos adversários, que tiveram forte presença do presidente Lula em sua propaganda eleitoral nos últimos dias.

Como a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, a indefinição sobre a escolha dos dois senadores deve seguir até o fim da apuração dos votos no Ceará.

Na comparação com a pesquisa do dia 10 de setembro, Tasso caiu cinco pontos percentuais e foi alcançado pelos adversários, que cresceram 6 pontos cada um.

Apesar da disputa embolada, 29% dos eleitores do Ceará ainda se dizem indecisos sobre a escolha dos dois representantes do Estado no Senado.

Eleição presidencial

Na disputa nacional, a candidato do PT, Dilma Rousseff, lidera a preferência dos eleitores cearenses com 70%. O candidato tucano, José Serra (PSDB) tem 15% no Estado, enquanto Marina Silva (PV), tem 8% das intenções de voto.

A pesquisa Vox Populi ouviu 800 eleitores no dia 24 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 32.967/10 e no TRE-CE sob o número 59.370/10.

    Leia tudo sobre: eleições CEcid gomespesquisavox

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG