Na TV, Dilma aborda saúde e Serra enfatiza mulher brasileira

Programa da candidata petista mostra pesquisas e diz que "cresce a certeza" da vitória sobre candidato tucano

iG São Paulo |

O programa eleitoral da presidenciável petista, Dilma Rousseff abordou a saúde na noite deste sábado. O assunto é recorrente nas propagandas de seu principal rival, o candidato do PSDB José Serra, ex-ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso. Já o tucano enfatizou a mulher brasileira.

A petista apareceu em hospitais e falou do Sistema Único de Saúde (SUS), classificando como "um dos melhores sistemas públicos do mundo". Prometeu reduzir as filas no atendimento e ampliar o número de farmácias populares, de Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e implantar a Rede Cegonha. O tucano José Serra afirmou diversas vezes que as UPAs são uma cópia dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) e que a Rede Cegonha imita o Mãe Brasileira, programas do governo de São Paulo.

O programa da petista mostrou também os resultados da última pesquisa Datafolha, que aponta vitória de Dilma no primeiro turno e vantagem em todas as regiões do País. Na voz do locutor, a campanha afirmou que "cresce a certeza" da vitória.

Sem Lula, com Aécio

Dirigindo-se à mulher, Serra prometeu políticas de saúde voltadas para a gestante, garantiu que fará programas habitacionais e que irá ampliar o Bolsa-Família. O ex-governador mineiro e candidato ao Senado pelo PSDB, Aécio Neves, apareceu no programa pedindo votos para Serra. As imagens veiculadas na semana passada que mostravam Serra com o presidente Lula não foram utilizadas no programa de hoje.

O presidenciável tucano criticou Dilma indiretamente ao dizer que "na hora H, presidente não pode comandar pelo lado de fora". Em entrevistas, Serra tem reforçado a ideia de que se eleita, Dilma governaria na garupa do presidente Lula.

Gabeira e emenda 29

No programa da candidata do PV, Marina Silva, o candidato ao governo do Rio de Janeiro pela legenda, Fernando Gabeira, pediu votos para a senadora. Em seu programa, Marina Silva também enfatizou o tema saúde e afirmou que, se eleita, irá trabalhar pela regulamentação da Emenda 29, que prevê a ampliação de recursos para a área da saúde.

    Leia tudo sobre: Eleições SerraEleições DilmaPleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG