Na TV, Cabral e Gabeira abordam educação

Os dois princiais adversários na disputa pelo governo do Rio, porém, divergiram sobre o tema

iG, Rio de Janeiro |

Os dois principais adversários na disputa pelo governo do Rio abordaram a educação em seus programas no horário gratuito da TV nesta segunda-feira (6). Enquanto o governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta a reeleição, defendeu que em sua gestão as escolas foram equipadas e mostrou depoimentos de professores satisfeitos, o candidato do PV, Fernando Gabeira, criticou as obras paralisadas em um colégio estadual. Por causa os trabalhos, os alunos estariam tendo aula na quadra de esportes, disse o verde.

No programa peemedebista, alunos de regiões como Manguinhos (zona norte) disseram estar orgulhosos por estudarem em escolas que contam com refrigeração nas salas de aulas e computadores. Um professor que também gravou depoimento para o programa afirmou que suas aulas ficaram mais dinâmicas desde a chegada do computador. Ao fim das mensagens, Cabral prometeu cursos profissionalizantes para 450 mil jovens, mais 50 colégios novos para o ensino médio e melhor salário para professores da rede.

Já Gabeira buscou exemplos na rede estadual para criticar as ações do governo. Além de criticar a penúltima colocação do Estado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o verde também mostoru imagens do Colégio Estadual Santa Tereza, em Belford Roxo (baixada fluminense), onde os alunos estaraim estudando na quadra de esportes por causa de obras que já duram, segundo ele, três anos. Professores e estudantes também apareceram na propaganda, criticando a atual gestão. "Tudo o que ele (Cabral) diz é o seguinte: 'Eu dei computador para os alunos'. Como se eles tivessem o poder mágico para resolver os problemas da educação", disse Gabeira.

No rádio, reprises

Pela manhã, no rádio, Gabeira voltou a dizer que os candidatos devem fazer campanha em todas as áreas do Rio, inclusive, as que estão sob influência do tráfico armado. Em referência à fala de Cabral, que já afirmou que vai evitar áreas controladas por traficantes durante a campanha, o verde afirmou que "metralhadoras nunca detiveram" seus passos.

O governador Sérgio Cabral mais uma vez apresentou reprise de programas. O desta segunda-feira falou de transportes e destacou benefícios do Bilhete Único, implantado no estado durante sua gestão.

    Leia tudo sobre: eleições rjcabralgabeiraeducaçãoprograma eleitoral

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG