Na SBPC, Marina fala pouco sobre ciência

Candidata direcionou seu discurso para áreas como meio ambiente e educação básica

Maria Fernanda Ziegler, enviada a Natal |

A candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, esteve nesta sexta-feira (30) na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e falou muito pouco sobre ciência, tecnologia e inovação. A ex-ministra do Meio Ambiente começou a palestra destacando que “para fazer as transformações necessárias do nosso século, não existe companhia melhor que a daqueles que fazem ciência” e saltou para um discurso que mesclava preocupações com o meio ambiente e educação básica.

Maria Fernanda Ziegler, enviada a Natal
A candidata do PV, durante evento com cientistas em Natal
Marina afirmou ter um compromisso "visceral" com a educação, pois só assim ela pôde chegar à senadora e candidata à Presidência. Ela afirmou que o Brasil tem investido pouco e que quer aumentar os esforços de 5% para 7% do PIB, para poder formar professores mais capacitados. Questionada sobre a possibilidade de federalizar a educação, a candidata respondeu que acredita na criação de um Sistema Único de Educação, em que cada nível do governo tenha a sua responsabilidade.

Marina também deu seus recados aos oponentes: “Existem aqueles que em nome dos acertos, se tornam complacentes com os erros. É na falta que vemos aquilo que nos complementa”, dizendo à platéia que não acredita que o Brasil precisasse de um opositor, nem de um continuador, mas sim de um sucessor.

Sobre ciência, Marina Silva disse apenas: “No governo Lula, saltamos de um investimento em ciência e tecnologia de 0,6% do PIB para 1,3%. A gente quer investir ainda mais. Ampliar reforço das universidades e centros de excelência, aumentar o número de vagas nas federais e que na educação de base se tenha professores capacitados”.

Na quarta-feira (28/07), a candidata Dilma Rousseff esteve na reunião. O candidato José Serra não compareceu ao evento.

    Leia tudo sobre: Marina Silvaeleições 2010natalciênciaSBPC

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG