Na reta final, PV dá a Marina espaço de deputados na TV

No lugar dos candidatos, que têm apenas 15 segundos cada um para apresentar sua candidatura, o partido optou por exibir Marina

Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo |

Para expandir o que chamam de "onda verde" e alavancar as intenções de voto na candidata à Presidência da República Marina Silva, o PV deixou de exibir desde o início da semana a propaganda dos candidatos a deputado federal e estadual em ao menos 11 Estados.

No lugar dos candidatos, que têm apenas 15 segundos cada um para apresentar sua candidatura, o Partido Verde optou por exibir uma propaganda em que Marina Silva é protagonista e pede votos para os candidatos da legenda.

Na reta final da campanha, a estratégia do partido é a de tentar aumentar as bancadas de deputados federais e estaduais ao utilizar Marina para atrair os votos na legenda. O PV também quer inflar a exposição da presidenciável no horário eleitoral para dar mais visibilidade à candidata, que tem apenas 1 minuto e 23 segundos de tempo na televisão.

“É uma estratégia que eu defendia desde o início da campanha, mas só agora o partido resolveu aderir em virtude do potencial de crescimento de Marina nas pesquisas e do enorme potencial que ela tem de atrair votos para o partido”, diz Luciano Zica, integrante da executiva nacional do PV e candidato a deputado federal.

Segundo Zica, a intenção do PV é a de conquistar até 18 cadeiras de deputado federal e dobrar o tamanho das bancadas de deputado estadual em regiões estratégicas, como Sul e Sudeste.

De acordo com o levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), o PV tem chances de eleger ao menos 19 parlamentares para a Câmara dos Deputados em outubro. Os nomes constam no documento intitulado “Prognóstico das eleições para Câmara dos Deputados”, em que o DIAP identificou 812 candidatos que podem chegar a Brasília no próximo mandato.

Os números do DIAP animaram o Partido Verde, que também decidiu inflar as aparições de Marina no horário eleitoral e nos spots de 15 segundos durante programação das emissoras de rádio e televisão do País. “Já usamos essa estratégia com o Gabeira, em 2006, e tivemos grande resultado. Marina é a nossa maior estrela e é natural que sua imagem seja nosso maior trunfo”, disse Maurício Brusadin, presidente estadual do PV em São Paulo e membro do conselho político da campanha de Marina Silva.

    Leia tudo sobre: pleito 2010eleições marinaPV

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG