Na caminhada de Serra, eleitores davam voto a Dilma

'A diferença entre a Dilma e o Serra é o Lula, então voto na Dilma', justifica eleitor que acompanhou cortejo tucano

Nara Alves, enviada a Pernambuco |

Militantes tomaram conta o centro comercial de Caruaru, no agreste pernambucano, para acompanhar nesta sexta-feira a caminhada organizada em apoio ao candidato tucano ao Palácio do Planalto, José Serra, e aos postulantes ao governo, Jarbas Vasconcelos (PMDB) e ao Semado, Marco Maciel (DEM) e Raul Jungmann.Mas, no meio da multidão, sobravam eleitores da adversária petisra Dilma Rousseff.

Eleitor do Estado em que nasceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o comerciante Gilson Gomes, explicava porque caminhava ao lado da comitiva tucana, apesar de declarar o voto em Dilma. “Na verdade, eles são iguais. A diferença entre Dilma e Serra é o Lula, então voto na Dilma”, jusitificou.

A dona de casa Severina da Silva, outra que declarou voto na petista enquanto seguia Serra pelas ruas de Caruaru, também atribuiu sua escolha a Lula. “Dilma vai fazer o mesmo que Lula fez. Eu só estou aqui porque isso aqui é uma festa aberta para todo mundo”, explicou. Já o estudante Pedro Augusto, que acompanhava o evento, afirmou que “por enquanto” vota em Dilma. “Eu estou só observando o outro candidato porque posso mudar de opinião”, disse.

Serra montou uma extensa agenda em Pernambuco no mesmo dia em que Lula estreou na campanha eleitoral deste ano, em um comício organizado pela campanha de Dilma no Rio de Janeiro. Ciente do favoritismo do PT no Estado, o ex-governador paulista passou boa parte do dia evitando o confronto direto com Lula.

Questionado sobre sua desvantagem na região Nordeste com relação a Dilma, Serra rebateu lembrando que, em 2002, quando perdeu a eleição presidencial para Lula, teve mais votos que o petista no primeiro e no segundo turno na cidade de Caruaru. Esta é a terceira visita de Serra ao Estado desde que iniciou a pré-campanha. O tucano já marcou o retorno à região para o final de julho. Deve passar por Petrolina, região do rio São Francisco.

Muitos eleitores que declararam seu voto em Serra justificaram a escolha por ele ser o candidato indicado pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos, que contrariou o alinhamento do PMDB na esfera nacional e optou pela aliança com o PSDB no Estado.

As irmãs Patrícia e Amanda de Araújo afirmaram que votarão no tucano porque foi a indicação feita pelo ex-prefeito de Caruaru e candidato a deputado pelo DEM, Tony Gel, marido da candidata a vice-governadora na chapa de Jarbas. Já o taxista que se identificou como Zé Matuto afirmou que votará em Serra por não votar em mulher. “Não tenho nada contra mulher, mas não voto em mulher porque mulher chora, tem coração mole”, disse.

O iG realiza em 26 de julho o 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010 . Saiba aqui como participar.

    Leia tudo sobre: Dilma RousseffJosé SerraMarina Silva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG