Na Bahia, Serra lembra ACM e manifesta otimismo quanto a 2º turno

Candidato tucano recebe o título de cidadão soteropolitano na Câmara Municipal e lembra o senador baiano morto em 2007

Adriano Ceolin, enviado à Bahia |

Ao receber hoje em Salvador o título de cidadão soteropolitano,  o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, elogiou o senador Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007, e citou o poeta baiano Gregório de Matos (1636-1695) para criticar setores que tentam promover censura no Brasil. O candidato não quis comentar os resultados das últimas pesquisas de intenção de voto, mas declarou-se otimista em relação à possibilidade de chegar ao segundo turno das eleições presidenciais.

null“Como não mencionar o grande Gregório de Matos, que enfrentou os poderosos no seu tempo e exerceu com acidez e clareza a crítica política. Desconfio que se Gregório existisse hoje, talvez alguns dos censores que andam por aí tentariam calá-lo”, disse Serra.

O presidenciável leu um discurso em que exaltou a importância da Bahia para a formação do Brasil e do povo brasileiro. Além de Gregório de Matos, citou o poeta Castro Alves (1847-1871), dizendo que este foi um dos primeiros autores que leu em sua vida. Serra fez questão de declamar trechos de dois poemas dele: "Navio Negreiro" e "Vozes da África".

Em outro momento de sua fala, Serra elogiou o também baiano Antonio Carlos Magalhães, lembrando que ele foi um dos que trabalharam pela formação da Frente Liberal que apoiou a candidatura de Tancredo Neves no colégio eleitoral, em 1985, "que o PT foi contra".

O título de cidadão soteropolitano deve-se a projeto de lei do vereador Jorge Jambeiro (PSDB) aprovado em 2008, mas só agora recebido pelo presidenciável. "Serra foi o melhor ministro da Saúde que o país já teve e ajudou a diminuir a mortalidade infantil em bairros como são Caetano, na cidade de salvador", disse o vereador, também destacando que o programa de combate à Aids também salvou vidas na cidade.

    Leia tudo sobre: eleiçõeseleições baeleições serrapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG