Na Bahia, 42% votariam em quem Lula pedisse

Na pesquisa Vox Populi/Band regional, 42% dos entrevistados responderam que votariam no candidato a presidente de Lula

iG São Paulo |

A disposição do eleitor baiano de votar no candidato a presidente apoiado por Luiz Inácio Lula da Silva caiu dez pontos percentuais em relação a janeiro. Na pesquisa Vox Populi/Band regional, 42% dos entrevistados responderam que votariam em quem o presidente pedisse. Na rodada anterior, em janeiro, o percentual era de 52%.

Outros 32% poderiam votar no candidato de Lula, a depender de quem fosse, enquanto 7% não votariam em quem o presidente indicasse. Para 17%, isso não seria levado em conta na hora do voto.

Em seguida, o instituto perguntou aos entrevistados quem Lula apoia na disputa para presidente. A maioria está ciente: 69% responderam que é Dilma Rousseff (PT). Para outros 2%, é José Serra (PSDB), enquanto 1% opinou que é a ex-petista Marina Silva (PV).

A influência de Lula também foi medida na disputa pelo governo estadual. Neste caso, o grupo dos eleitores que votariam com certeza no candidato a governador apoiado pelo presidente caiu de 50% para 32% em relação à rodada de janeiro. Agora, 36% disseram que poderiam votar, a depender de quem fosse o candidato, enquanto 9% responderam que não votariam no candidato apoiado por ele. Para 19%, isso não seria levado em conta na escolha.

Aprovação e continuidade

Sobre o desempenho do governo Lula, 82% fazem uma avaliação positiva, enquanto para apenas 2% é negativa. Outros 15% avaliaram o governo como regular.

Refletindo a alta taxa de aprovação, 85% dos baianos opinam que o próximo presidente deveria pelo menos continuar com a maioria das políticas do governo Lula. Para 43%, o governante a partir de 2011 deveria seguir com todas as políticas. Para 42%, deveria mudar algumas, mas manter a maioria.

Apenas 3% responderam que o novo presidente deveria mudar todas as iniciativas de Lula. Outros 10% disseram que deveria continuar algumas e mudar a maioria.

    Leia tudo sobre: bahialuladilmamarinaserrapesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG