MST faz ato de apoio a Dilma neste sábado em SP

Quinze movimentos assinam manifesto pela candidatura da petista e dizem que "precisamos derrotar a candidatura de Serra"

Daniela Almeida, iG São Paulo |

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fará neste sábado, em São Paulo, um ato popular aberto de apoio à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff . A organização está chamando seus integrantes e a sociedade para o ato por meio de uma convocação, divulgada por e-mail. O encontro acontecerá às 15h, na Av. Paulista, Região Central da capital paulista.

“Precisamos derrotar a candidatura de José Serra (PSDB/DEM), que representa as forças direitistas e fascistas do país. (...) Conclamamos a população e a militância de todos os movimentos sociais para se engajarem nessa luta, que é importantíssima para a classe trabalhadora”, diz o convite.

Segundo o MST, por meio de sua assessoria de imprensa, os integrantes da organização entregarão materiais de campanha e um jornal explicando a posição dos movimentos sociais em favor da candidata do PT. Não há, contudo, uma expectativa do número de participantes até o momento.

Na homepage do site do MST, o movimento divulgou um manifesto de apoio à candidatura petista, assinado por mais 15 entidades sociais. Entre os apoiadores estão a Via Campesina Brasil, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

No manifesto, os movimentos afirmam que os avanços do governo Luiz Inácio Lula da Silva em direção a bandeiras democrático-populares “foram insuficientes” e que estão preocupados em constatar que, no arco de alianças da candidatura Dilma, há forças políticas que se contrapõem a estas demandas sociais.

“Porém, temos uma certeza: José Serra, por sua campanha, pelo seu governo no Estado de São Paulo e pelos oito anos de governo FHC, tornou-se o inimigo dessas bandeiras de lutas. (...) Estamos convictos que uma possível vitória sua significará um retrocesso para os movimentos sociais e populares em nosso país. Assim, os movimentos sociais e a Via Campesina Brasil afirmam o seu apoio e compromisso de lutar para eleger a candidata Dilma Rousseff para o cargo de presidenta do Brasil.”, declara o manifesto.

    Leia tudo sobre: Eleições SerraPleito 2010Eleições Dilma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG