MPE do Maranhão impugna 17% das candidaturas

Juntando com ações impetradas por partidos e representantes, chegam a 115 número de candidatos impugnados

Wilson Lima, iG Maranhão |

O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Maranhão impugnou 17% dos candidatos às eleições de 2010 no estado. Ao todo, somente o MPE maranhense impetrou 108 ações de cassação de registro de candidaturas. Se somadas as impugnações de partidos ou representantes partidários, chegam a 115 a quantidade de nomes impugnados no Estado (18,5% das candidaturas). O balanço final das impugnações foi divulgado hoje (14) no final da manhã.

Pelos números do MPE, das 108 impugnações realizadas pelo órgão, 53 foram contra candidatos enquadrados na Lei Complementar 135/2010. Entre eles, estão os nomes do ex-governador Jackson Lago (PDT) e do deputado federal Sarney Filho (PV). As outras impugnações ocorreram por problemas na desincompatibilização de cargos.

De acordo com a procuradora Eleitoral, Ana Carolina da Hora Mesquita Höhn, o número de impugnações no Estado foi elevado. Na Bahia, segundo a procuradora, houve um número similar de impugnações, com quase mil pedidos de registros de candidaturas. No Maranhão, foram 621. "O grande número de impugnações é explicado porque o Maranhão tem um número alto de contas rejeitadas pelos tribunais de contas (Tribunal de Contas da União). Nós somos os recordistas do Brasil", esclareceu.

A procuradora ressaltou que o número de impugnações poderia ser ainda maior. "Inúmeros candidatos que nós já estávamos pesquisando e que sempre lançam seus nomes desistiram de concorrer. A própria Lei da Ficha Limpa já passou uma primeira peneira no sentido de que muitas pessoas que já sabiam que sua situação era de difícil defesa sequer se apresentaram como candidatos no pleito de 2010", analisou.

A partir de amanhã (15), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve começar a julgar as ações impetradas pelo MPE e pelos partidos políticos. A intenção do órgão é que todas as ações estejam tramitadas e julgadas em primeira instância até o dia 05 de agosto.

    Leia tudo sobre: MPELei da Ficha Limpa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG