Minas terá mais de 10 mil postos de votação nestas eleições

Estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, e tem o maior número de municípios

Eduardo Ferrari, iG Minas Gerais |

Mais de 14,5 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo nos 853 municípios de Minas Gerais. O estado tem o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, mas possui o maior número de cidades, que correspondem a 10.002 locais de votação – 429 em Belo Horizonte e 9.573 no interior do estado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Assim como no restante do país, a votação acontece entre 8h e 17h.

O eleitor pode acessar o site do TRE-MG e, com os números de sua zona ou seção eleitoral, conferir o endereço de cada um dos postos de votação em todas as cidades mineiras (pelo link http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/aplicativos/consulta_local_votacao/index.html ).

O voto em trânsito é válido somente para a capital, Belo Horizonte, onde haverá seções para recebimento de voto no Minascentro, na Avenida Augusto de Lima com Rua Curitiba (Centro). Apenas os eleitores que se cadastraram até o dia 15 de agosto de 2010 podem votar em trânsito.

Minas terá voto biométrico em quatro cidades

Minas Gerais também participa do piloto para a implantação dos voto biométrico, onde o eleitor é reconhecido na seção eleitoral pela digital e pela foto. Os eleitores nas cidades de São João Del Rey, Pará de Minas, Curvelo e Ponte Nova irão testar a novidade.

Nestas eleições, o eleitor em todo o país (incluindo Minas Gerais) deverá escolher, na seguinte ordem na urna eletrônica, candidatos a deputado estadual, a deputado federal, a senador (dois candidatos), a governador e a presidente. O eleitor pode simular seu voto no website do TSE (pelo link http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/urna_eletronica/simulador_Votacao_2010/br.htm ).

Minas Gerais tem 8 candidatos ao governo de Minas; 12 a senador, disputando duas vagas no Senado Federal; 639 a deputado federal, com 53 vagas na Câmara Federal; e 1.106 candidatos a deputado estadual, com 77 vagas na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. No total, são 1.796 candidatos registrados para a disputa de todos os cargos do Estado. Em agosto, o TRE mineiro barrou 16 candidatos pela lei da Ficha Limpa; 11 tentavam uma vaga na Assembléia Legislativa e 5 na Câmara dos Deputados, o que fez com o estado fosse a unidade da federação com o maior número de candidatos barrados por essa lei.

    Leia tudo sobre: Eleiçoes MG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG