Marta lidera a corrida pelo Senado em SP

Derrotada nas urnas em 2008, petista tem 35% das intenções de voto na briga por uma das duas cadeiras na Casa

Matheus Pichonelli, iG São Paulo |

A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) lidera a corrida por uma das duas vagas ao Senado em disputa nas eleições deste ano. Em pesquisa Vox Populi/Band/ iG divulgada nesta segunda-feira, a candidata petista, derrotada há dois anos quando concorreu à prefeitura paulistana, aparece com 35% das intenções de voto – 17 pontos a mais do que o segundo colocado, o senador Romeu Tuma (PTB), que somou 18%.

A pouco mais de dois meses das eleições, a pesquisa aponta que 36% dos eleitores não responderam ou ainda não sabem em que vão votar para senador em outubro. A margem de erro é de 3%.

Candidato na mesma chapa de Marta, o vereador e cantor Netinho de Paula (PC do B) empata na quarta colocação com Ciro, do PTC – ambos têm 13%. À frente deles está o ex-governador Orestes Quércia (PMDB), com 16%. Pela margem de erro, Quércia e Tuma estão empatados na corrida.

O candidato tucano ao Senado, Aloysio Nunes Ferreira, tem apenas 7% da preferência do eleitor, empatado tecnicamente com o cantor e compositor Moacir Franco, do PSL, que tem 6%.

Marta é a favorita dos eleitores quando perguntados quem é a primeira opção de voto dos entrevistados: 27%, contra 8% anotados por Quércia, Tuma e Ciro. Já Romeu Tuma é o mais citado como opção de segundo voto, com 10% - seguido por Quércia e Marta, ambos com 8%, e seguidos por Netinho (7%).

Na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados), 7% dos entrevistados dizem ter na ex-prefeita a opção do primeiro voto, contra 2% de Quércia, o segundo colocado.

    Leia tudo sobre: PesquisaVox PopuliEstados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG