Lula reúne adversários no Tocantins

Presidente inaugurou trecho da Norte-Sul e foi recepcionado por adversários políticos locais

Gilson Cavalcante, iG Tocantins |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou no início da tarde desta terça-feira um trecho de 256 km da Ferrovia Norte-Sul. Lula chegou às 13h40 – quase uma hora de atraso – ao aeroporto de Palmas, onde foi recepcionado pelo governador Carlos Gaguim (PMDB) e candidatos das coligações “Força do Povo” e “Tocantins Levado a Sério.”

Do aeroporto, sem falar com a imprensa, Lula foi direto para a inauguração, na Plataforma Multimodal Porto/Palmas, a 20 km da Capital, onde discursou, ao lado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB). A visita oficial de Lula gerou uma espécie de disputa política em Palmas, entre as duas coligações que disputam o governo do Estado, entre as quais tem trânsito político.

Aliados e adversários

Lula tem aliados os dois grupos que disputam o governo do Tocantins.O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), que apoio a candidatura à reeleição de Gaguim, por exemplo, disse que a campanha do peemedebista “ganha reforço com a visita de Lula. “Com certeza é um marco para a campanha do Gaguim e com certeza na administração também,” afirmou o prefeito petista.

Para o senador e candidato a reeleição João Ribeiro (PR), Lula “não veio ao Tocantins para fazer campanha política.” Ribeiro é da base aliada do presidente da República e faz parte do seu Conselho Político, mas no Tocantins integra a chapa majoritária de Siqueira Campos (PSDB), que disputa a eleição com Gaguim.

“A visita do Lula não vai interferir no processo eleitoral em nosso Estado, porque o eleitorado tocantinense é esclarecido e consciente. Lula conhece as pesquisas, sabe da posição do Partido Republicano no Tocantins e não veio ao Estado para fazer campanha,” assegurou o senador.

O governador Gaguim não participou da solenidade de inauguração do novo trecho da Ferrovia Norte-Sul por força da legislação eleitoral. Mas não escondia a satisfação na recepção à Lula no aeroporto, em companhia dos candidatos Marcelo Miranda (PMDB) e Paulo Mourão (PT), da coligação “Força do Povo.”

João Ribeiro e Vicentinho Alves (PR), da “Tocantins Levado a Sério,” também estavam presentes. Do aeroporto o presidente da República foi direto para a solenidade de inauguração, onde ficou até o início da noite. Depois voltou a Palmas, de onde regressou à Brasília.


    Leia tudo sobre: executivolulaferrovia norte sulgaguim tosiqueira to

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG