Lula retorna hoje à Boca Maldita para promover Dilma no Paraná

No centro de Curitiba, na Boca Maldita, presidente acompanha a sua candidata durante ato em que são esperadas 30 mil pessoas

Andréia Sadi, enviada a Curitiba |

Após quase 30 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna neste sábado (31) à região da Boca Maldita, no centro de Curitiba (PR), para mais um comício ao lado da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. O evento será o primeiro aberto ao público na região desde que Dilma se lançou oficialmente candidata, no começo de julho. Nas últimas duas semanas, Lula e Dilma estrearam a parceira em atos de campanha no Rio , no dia 16, e em Garanhuns (PE) no dia 23.

A Boca Maldita foi cenário de uma manifestação nos anos 80, quando o PT estava começando. O ato reuniu poucas pessoas, mas contou à época com a presença do presidente, então líder metalúrgico. Foi no mesmo local, inclusive, que José Serra, principal adversário de Dilma na campanha, lançou sua campanha à Presidência no último dia 6.

Divulgação
Foto cedida pelo PT/Paraná mostra Lula durante caminhada na região, nos anos 80

Contrariando a expectativa da organização, que aguardava 100 mil pessoas, o primeiro comício de Dilma no Rio reuniu cerca de 15 mil pessoas . A impressão, porém, era de haver menos pessoas no local. Hoje, o PT do Paraná espera reunir cerca de 30 mil pessoas no evento. “Fizemos uma grande mobilização pelo Estado para convocar a militância. Queremos a presença de todos por Dilma com o presidente”, disse o presidente estadual do partido, Enio Verri, ao iG .

No palanque de Dilma e Lula, estarão o governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), o candidato ao governo, Osmar Dias (PDT) e os candidatos ao Senado pela chapa, Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT). Dias protagonizou um dos principais impasses envolvendo palanques de Dilma. Indeciso, o senador deixou para a última hora o anúncio de sua candidatura ao governo do Estado. O anúncio ocorreu em meio às turbulentas negociações para tentar alocar seu irmão, Álvaro Dias, na vice de Serra.

Dados da última pesquisa Vox Populi/Band/ iG dão vantagem a Serra na região. O ex-governador de São Paulo está na frente na região Sul, onde tem 39% contra 35% da petista e 7% de Marina.

Roteiro repetido

O cenário do comício de Dilma e Lula deste sábado não é o primeiro a repetir o roteiro de eventos políticos que já aconteceram no País. No Rio, a passeata organizada pela campanha saiu da Candelária, percorreu a avenida RIo Branco e chegou à Candelária, onde aconteceu o comício de Dilma e Lula.

Nesse trajeto foram protagonizadas algumas das maiores manifestações democráticas na história do País. “ A Boca Maldita é um lugar histórico, por isso foi escolhido. Será o maior evento desde as Diretas Já em Curitiba”, afirmou Verri.

    Leia tudo sobre: Dilma RousseffeleiçõescomícioCuritiba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG