Lula: posição do papa é a mesma da Igreja há 2 mil anos

Presidente diz não acreditar que declarações do papa vão interferir nas eleições: "Esse é um país democrático e laico'

Agência Estado |

selo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a posição do papa Bento 16 sobre o aborto é a mesma defendida pela Igreja Católica há 2 mil anos. "Se vocês forem ver o que a Igreja Católica falava há dois mil anos, ela falava exatamente o que o papa falou", disse. Após visitar o Salão do Automóvel, em São Paulo, Lula demonstrou irritação ao ser questionado sobre se a declaração do papa, às vésperas da eleição presidencial brasileira, não poderia interferir no processo eleitoral do País.

Ontem, Bento 16 recomendou aos bispos brasileiros, ao condenar a descriminalização do aborto e da eutanásia, que lembrem aos cidadãos "o direito, que é também um dever, de usar livremente o voto para a promoção do bem comum".

"Eu não vi nenhuma novidade na declaração do Papa. Esse é o comportamento da Igreja Católica desde que ela existe", afirmou. "Isso pode ser falado a qualquer momento, ontem, hoje, amanhã, depois de amanhã. Toda vez que você perguntar ao papa sobre a questão do aborto, ele vai dizer exatamente o que disse ontem."

Na avaliação de Lula, as declarações do pontífice não devem interferir no processo de escolha dos brasileiros. "Cada um vota de acordo com a sua consciência. Esse País é um país democrático e laico, portanto as pessoas se manifestam do jeito que quiserem. A liberdade é boa por isso, a gente se manifesta, ganha ou perde, pode pagar um preço pelos erros que cometeu", afirmou.

Em clima de despedida do cargo, Lula disse que pretende voltar a frequentar o Estádio do Pacaembu e a assistir aos jogos do Corinthians a partir de 2011. "Uma coisa que eu quero fazer ano que vem prazerosamente é comprar um ingresso no Pacaembu, sentar na arquibancada e ver um bom jogo de futebol. Faz mais de dez anos que não faço isso, e isso eu quero voltar a fazer." Lula negou que quer ser presidente do Corinthians. "Eu quero torcer para o Corinthians."

    Leia tudo sobre: pleito 2010lulaeleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG