Lula envia carta a NY para elogiar Meirelles

Presidente do BC recebe título ¿Personalidade do Ano¿ concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Brasil-EUA

Silvana Mautone, especial para o iG, de Nova York |

Em carta enviada à organização de um evento em Nova York para homenagear Henrique Meirelles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o presidente do Banco Central pelo seu desempenho à frente da instituição durante a crise econômica mundial. Em mensagem lida pelo embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Mauro Vieira, Lula disse que Henrique Meirelles está sendo reconhecido por “sua competência na condução da política monetária do Brasil, um dos países que melhor reagiram à crise econômica mundial”.

Meirelles recebe durante o evento o título “Personalidade do Ano” concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Brasil-Estados Unidos. Pelo lado americano, o homenagrado é o presidente da General Electric, Jeff Immelt.

“Durante a sua gestão no Banco Central, o país vem estruturando um dos maiores patrimônios construídos pela sociedade brasileira nos últimos anos: a estabilidade econômica, condição necessária para o crescimento sustentado, a criação de empregos e a justiça social”, disse Lula em relação a Meirelles.

A candidata do governo à Presidência, Dilma Rousseff, participa do evento ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), que nesta semana foi indicado pela executiva do seu partido para ser seu vice. O evento de hoje é o primeiro em que ambos estão juntos como pré-candidatos.

A vinda de ambos para prestigiar Meirelles em Nova York ganhou um tom político após as críticas que o candidato do PSDB à Presdiência, José Serra, fez na semana passada ao Banco Central. Serra disse que a instituição errou ao não ter baixado mais a taxa de juros no passado, quando o cenário econômico internacional estava mais favorável. Dilma rebateu Serra, defendendo a atuação do Banco Central. Lula queria que Meirelles fosse o candidato a vice de Dilma, mas teve de desistir da idéia para fechar acordo com o PMDB.

Também estão participando do evento o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), o deputado federal José Palocci (PT) e a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, além de vários empresários, entre eles o presidente da Vale, Roger Agnelli, e o presidente do Santander no Brasil, Fabio Barbosa, que também preside a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

    Leia tudo sobre: LulaMeirellesNY

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG