Lula é estrela em lançamento de livro de Mercadante

Autor do prefácio da obra, que faz um balanço dos dois mandatos de presidente, Lula "parou" a livraria e assinou 18 dedicatórias

Matheus Pichonelli e Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

Ausente da convenção que oficializou a candidatura de Aloizio Mercadante ao governo de São Paulo, no último sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a estrela, três dias depois, do lançamento do livro “Brasil, a construção retomada”, escrito pelo senador petista.

AE
Lula autografa livro que faz balanço dos seus dois mandatos de presidente
Autor do prefácio, Lula ficou 20 minutos na livraria Cultura, do Conjunto Nacional, na avenida Paulista, região central de São Paulo. O comércio nas proximidades parou com a presença do presidente, que chamou a atenção de clientes e convidados, causando alvoroço dentro da livraria - todos queriam se aproximar do presidente. Ele distribuiu autógrafos para clientes e militantes, e cumprimentou eleitores e aliados.

Marcavam presença no evento os candidatos ao Senado na chapa de Mercadante, Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PC do B), neoaliados como Gabriel Chalita (PSB), Carlos Apolinário, ex-líder do DEM na Câmara Municipal de São Paulo - que perdeu o posto quando declarou apoio ao candidato petista - e Aguinaldo Timóteo (PR). Todos pareciam querer sair na foto ao lado do presidente.

Lula assinou 18 dedicatórias para pessoas que estavam na fila de autógrafos. A obra é um balanço dos dois mandatos da gestão petista no governo federal.

A área para os convidados vips foi isolada e o espaço para ficar perto do presidente Lula era disputado entre conhecidos e militantes. Um dos convidados que atravessou a faixa de isolamento foi o comediante Juca Chaves, filiado ao PR, segundo ele, desde o final do ano passado. Ele contou ser candidato a deputado federal, ganhou um abraço de Lula e manifestou apoio: “Presidente, conta comigo”, disse. Segundo o comediante, Lula disse que estava orgulhoso com o apoio dele e agradeceu o gesto.

Outro que saiu na foto com presidente foi o candidato ao Senado Netinho de Paula, que, após o encontro, relatou que Lula conversou rapidamente com ele e o parabenizou pelo desempenho nas pesquisas de intenção de voto.

Depois da saída do presidente e da “evacuação da área”, Mercadante minimizou o fato de o presidente não ter comparecido à convenção, no sábado. “Ele não esteve em nenhuma convenção, de nenhum candidato, em nenhum Estado. Eu acho que ele está tendo o cuidado de preservar sua função como presidente”, disse o senador, segundo quem Lula garantiu que será um militante dedicado e engajado de sua campanha.

    Leia tudo sobre: LulaPTMercadantelivroeleições 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG