Liminar determina recolhimento de panfleto religioso contra Dilma

TSE acolhe pedido do Partido dos Trabalhadores sobre impressos descobertos em gráfica de São Paulo

Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo |

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu ao PT neste domingo uma liminar que permite o recolhimento dos panfletos religiosos contra a sigla, descobertos ontem em uma gráfica do Cambuci, zona sul de São Paulo. 

Os cerca de 1 milhão de panfletos que estavam sendo produzidos pela Editora Gráfica Panda foram encomendados pelo bispo da Diocese de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, e recomendava o voto contra o Partido dos Trabalhadores em virtude de suas posições sobre o aborto. Com a liminar obtida pelo PT, os panfletos serão recolhidos pela Polícia Federal e encaminhados à Justiça Eleitoral para avaliação de possível crime eleitoral. 

A PF está nesse momento na sede da gráfica com dois caminhões para recolher o material. Durante toda a madrugada cerca de 50 militantes do PT fizeram vigília na frente da gráfica Pana para impedir que o material fosse retirado do local antes da obtenção da liminar pelo TSE. 

O dono da gráfica, Alexandre Ogawa e o pai dele, Paulo Ogawa, acompanham a operação da Política Federal. Os dois apresentaram à PF os documentos que comprovam que o pedido da impressão dos folhetos foram feitos a pedido do bispo católico. Segundo os donos, o religioso chegou a encomendar 20 milhões de cópias, mas a gráfica tinha capacidade apenas para imprimir 2 milhões e 100 mil cópias, que seriam distribuídos em eventos religiosos católicos, pregando o voto contra Dilma Rousseff (PT). 

A gráfica chegou a imprimir 1 milhão e 100 mil exemplares do panfleto, que foi entregue ainda do primeiro turno. O documentos tem o timbre da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas segundo Dom Pedro Stringini, não representavam a opinião da entidade máxima da igreja católica no Brasil.

Reprodução
Panfleto apócrifo da CNBB descoberto em uma gráfica da zona sul de São Paulo. Segundo o pai do dono da gráfica, o panfleto foi encomendado pelo bispo de Guarulhos

    Leia tudo sobre: eleiçõeseleições dilmapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG