Esta é a primeira pesquisa na qual o senador perde a dianteira para os principais adversários

Números da última pesquisa Ibope indicam que os candidatos ao Senado da chapa de Jaques Wagner (PT), pela primeira vez, ultrapassam Cesar Borges (PT) nas consultas eleitorais e podem encerrar o desejo de reeleição do ex-governador baiano. De acordo com os dados, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT) lideram a corrida, embora empatem tecnicamente com o senador nos critérios de margem de erro.

O líder atual é Pinheiro, que reúne 35% de preferência entre os votos válidos. Lídice alcançou, na mesma pesquisa, 32% de lembranças dos eleitores, enquanto César Borges tem 29%. Na prática, com a margem de erros para três pontos a mais ou a menos, os três seguem empatados. Entretanto, em nenhuma outra sondagem, o republicano havia perdido a dianteira.

Desde a última pesquisa, registrada em 10 de agosto, Pinheiro e Lídice aumentaram, respectivamente, oito e seis pontos cada um. Já Borges tinha os mesmos 29% atuais, o que indicou estagnação. Os outros candidatos seguem em patamares parecidos com o de outras pesquisas. O quarto colocado permanece sendo José Ronaldo (DEM), com 12%, seguido de Edvaldo Brito (PTB), que tem 9%. José Carlos Aleluia tem 8% e Edson Duarte, 3%. Os indecisos ainda são 41% do eleitorado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.