Lembrando 2006, Osmar Dias aposta na presença de Lula

Participação de presidente em comício na Boca Maldita foi diferencial na vitória de Requião sobre o pededista há quatro anos

Francisco Camargo, iG Paraná |

Apontado como o grande momento para deslanchar a campanha, a exemplo do que aconteceu nas eleições de 2006, a Coligação A União Faz Um Novo Amanhã está otimista e confiante nos resultados do comício deste sábado, 31, em Curitiba, que contará com a presença do presidente Lula e da presidenciável petista Dilma Rousseff.

A agenda de Lula e Dilma prevê para esta sexta-feira à noite, no Centro Integrado de Empresários e Trabalhadores da Indústria do Estado do Paraná (Cietep), participação em sabatina dentro da série de debates da entidade com os principais candidatos ao Palácio do Planalto.

O comício de amanhã, na Boca Maldita, terá início às 10 horas e o site de Osmar Dias promete transmissão ao vivo, a partir das 9h45min. Ao lado do candidato estarão seu vice, Rodrigo Rocha Loures, e os candidatos Gleisi Hoffmann e Roberto Requião, que concorrem ao Senado.

Para Gleisi, a vinda de Lula vai fortalecer a campanha. “A união entre os governantes é fundamental, pois quando todos trabalham na mesma direção, é muito mais fácil desenvolver ações em benefício do povo paranaense”, disse. A expectativa é que o comício tenha um grande público. Ônibus devem trazer pessoas de cidades da região metropolitana. No encontro de campanha de ontem, em Quatro Barras, foi anunciado um esquema colocando ônibus à disposição para quem quisesse participar do evento na capital.

Em 2006, a participação de Lula em um comício também na Boca Maldita foi apontada como um dos fatores que levaram o governador Roberto Requião à reeleição, vencendo o aliado de hoje, Osmar Dias. Agora, Lula e Dilma dividem o palanque. A primeira vez foi no Rio de Janeiro, no último dia 16, atraindo cerca de 6 mil pessoas. Na semana passada, o presidente e a sua candidata foram a Garanhuns, Pernambuco. Ontem, foi a vez de Porto Alegre.

Encontro com empresários
Os encontros de empresários com os presidenciáveis, promovidos pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), têm seqüência hoje à noite, a partir das 20 horas, com Dilma Rousseff. O debate prevê a participação de Lula e reune em Curitiba as principais lideranças empresariais no Cietep .

Para o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, pai do vice de Dias, “é o momento de apresentarmos aos candidatos qual é a agenda de desenvolvimento para que o Estado possa ter um crescimento sustentável e harmonioso, que seja benéfico para todos”. Segundo ele, “em uma democracia representativa como a nossa é o momento certo para acontecer essa conversação indispensável entre o povo e seus candidatos. E o povo se expressa por meio das instituições representativas, como a Fiep”.

Rocha Loures destacou ainda que a presença do presidente Lula dá ainda mais importância ao encontro. "Tínhamos feito um convite há algum tempo para que o presidente viesse à nossa Federação, para que falasse sobre o novo ciclo de desenvolvimento do Brasil e agora surgiu a oportunidade”, acrescentou.

Os debates com os candidatos colocam em pauta temas de interesse da indústria e apresentam as principais demandas do setor produtivo. Em abril, a Fiep recebeu a candidata Marina Silva (PV), que falou a uma plateia de 250 pessoas. José Serra (PSDB) já foi convidado e participará de um encontro em data a ser definida. O encontro com Dilma e Lula terá transmissão ao vivo pelo site www.fiepr.org.br .

    Leia tudo sobre: osmar diasluladilmacomícioparaná

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG