Justiça Eleitoral quer Roraima sem poluição de campanha

TRE e MPE proíbem utilização de bonecos, cavaletes e cartazes em vias públicas. Candidatos têm que retirar tudo até amanhã

Willame Sousa, iG Roraima |

A Justiça Eleitoral de Roraima fecha o cerco aos candidatos que estão poluindo o Estado com suas propagandas eleitorais. O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE) e o Ministério Público Eleitoral (MPE) determinaram que a sujeira que polui Boa Vista (capital) deve acabar a partir das 22h deste sábado (21).

Para isso, representantes da Justiça Eleitoral promoveram reunião com dirigentes de partidos e coligações e decidiram acabar com a sujeira provocada pelo material de campanha dos candidatos que estão poluindo Boa Vista, capital. Assim, cavaletes, bonecos, cartazes, placas e bandeiras afixadas em vias públicas devem se retirados.

Os candidatos responsáveis pela poluição visual têm até as 22h deste sábado (21) para cumprir a determinação. Desde o início da campanha a população de Boa Vista dava sinais de revolta contra a poluição visual. Os canteiros centrais de ruas e avenidas de Boa Vista foram literalmente entulhados. Alguns candidatos espalharam cavaletes com suas propagandas eleitorais.

A propaganda motivou reclamações de motoristas, que alegavam que o material atrapalhava a visão no momento de dirigir. O presidente do TRE, desembargador Ricardo Oliveira, disse que a medida é para diminuir a poluição visual no Estado. Para o desembargador, é possível aos candidatos uma propaganda eleitoral mais harmônica.

Preservar o meio ambiente e patrimônio público também motivaram tal decisão, acrescentou. A colocação de minidoor em terrenos, muros em propriedades particulares e a utilização de carro de som continuam livre. Quanto aos cavaletes, o presidente do TRE lembrou que eles podem ser transformados em placas e serem fixadas em terrenos, desde que tenham a autorização do proprietário.

    Leia tudo sobre: eleiçoes rrtre rrmpe rrpoluição de campanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG