José Maranhão lidera na PB, diz Vox Populi/Band

Peemdebista tem como principal rival outro nome da base governista, o socialista Ricardo Coutinho

iG São Paulo |

Prevendo uma disputa entre dois candidatos da base governista, a corrida estadual da Paraíba tem hoje como favorito o peemdebista José Maranhão, conforme a mais recente pesquisa Vox Populi, encomendada pela TV Bandeirantes. De acordo com o levantamento, Maranhão tem a dianteira com 43% das intenções de voto, ultrapassando o nome do PSB para a vaga, Ricardo Coutinho, que tem 35%.

Apontado para disputar a corrida estadual pelo PSDB, Cícero Lucena larga com 7% das intenções de voto, segundo o levantamento. Brancos e nulos contabilizam 5%, enquanto os que não souberam ou não responderam totalizam 10%.

Eleições 2010

Governo Paraíba

Gerando gráfico...
Vox Populi/Band

A vantagem do peemedebista diminui no cenário onde ele compete apenas com o rival do PSB. Nesse caso, Maranhão tem 43% e Coutinho aparece com 39%. Na pesquisa espontânea, Maranhão tem 27%, contra 21% de Coutinho e 2% de Lucena. O ex-governador cassado Cássio Cunha Lima, do PSDB, ainda aparece na lista, também com 2% das intenções de voto.

Lucena lidera no quesito rejeição, com 28% dos entrevistados dizendo não votar nele de jeito nenhum. Em seguida, aparece Maranhão, com 27%, e, por fim, Coutinho, com 17%. A pesquisa, que contou com 700 entrevistas, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER-PB) sob número nº 13.250/10 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número nº
11.311/10.


Presidência

Na corrida presidencial, a ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata petista Dilma Rousseff já lidera com folga as intenções de voto do eleitorado paraibano. Ela aparece no levamentamento com 56%, contra 30% do ex-governador e pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra. A senadora Marina Silva, que concorre à Presdiência pelo PV, vem atrás dos dois concorrentes, com 3%. Na simulação de um segundo turno entre Dilma e Serra, a petista também leva a melhor, com 58% a 31% do tucano.

Eleições 2010

Pesquisa Vox Populi/Band na Paraíba

Gerando gráfico...
Vox Populi/Band

Na pesquisa espontânea, Dilma ultrapassa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ex-ministra tem 28% das intenções de voto, contra apenas 16% de Lula. Serra aparece atrás dos dois petistas, com 14%, seguido de Marina Silva, que tem apenas 1%. Por outro ângulo, Marina é quem possui a maior rejeição entre os três pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Ela contabiliza 32%, em comparação a 22% de Serra e 11% de Dilma.

Seguindo a mesma tendência, a pesquisa aponta que a maioria do eleitorado se diz disposta a votar no candidato do presidente Lula. Dos 700 entrevistados, 55% disseram que votariam com certeza em um nome indicado por ele e outros 25% afirmaram que votariam, dependendo de quem for o candidato. Dessa amostra, 80% souberam identificar Dilma como a candidata de Lula à sucessão no Palácio do Planalto.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG