Jorge Babu é denunciado por abuso de poder econômico

O deputado estadual, que não conseguiu se reeleger, já foi condenado à prisão duas vezes este ano

iG Rio de Janeiro |

Jorge Luis Haut, o Jorge Babu (PTN), foi denunciado nesta quinta-feira (28) pela Procuradoria Regional Eleitoral no Estado do Rio de Janeiro por abuso de poder econômico. Se condenado, o político fica inelegível por oito anos. A denúncia vem depois de Babu ter sido condenado duas vezes pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) por formação de quadrilha e concussão. As penas para cada uma das condenações são de três e sete anos. O parlamentar é suspeito de envolvimento com milícias.

O deputado era responsável por três centros sociais na zona oeste do Rio, onde são oferecidos atendimentos médicos gratuitos, cursos profissionalizantes e atrações artísticas e culturais. De acordo com a Procuradoria, os benefícios eram oferecidos com a intenção de obter votos para Babu, que concorreu à reeleição neste pleito sem sucesso. As instituições, portanto, seriam currais eleitorais.

Os fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) executaram mandados de busca e apreensão nos três centros e chegaram a fechar as portas das instituições no mês passado. Em setembro, Babu foi demitido da Polícia Civil após ser submetido a processo administrativo da Corregedoria Geral Unificada da Secretaria de Segurança Pública do Rio.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG