Música, que mistura rap e hip hop, é a mesma que o candidato usou quando disputou a prefeitura do Rio, em 2008

O deputado federal Fernando Gabeira (PV), candidato ao governo do Rio de Janeiro, apresentou nesta quarta-feira (7) o jingle que vai embalar sua campanha ao Palácio Guanabara. A música é basicamente a mesma que marcou a disputa de Gabeira pela prefeitura do Rio, em 2008. A diferença é que em vez de citar bairros da capital, a canção agora homenageia municípios do Rio. Mas, dos 92 que compõem o estado, apenas 53 foram citados - 39 ficaram de fora.

Ouça o novo jingle de Gabeira nesta eleição:

Na lista dos citados na canção “Sou Rio”, o cantor ainda troca o nome da cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, por “São João do Meriti”. O rap lembra cidades pobres do estado, como Varre-Sai - que tem um pouco mais de 8 mil habitantes - , mas esquece outras 39, como São José do Ubá, Engenheiro Paulo de Frontin, Porciúncula, São José do Vale do Rio Preto, Quatis, Conceição de Macabu e Comendador Levy Gasparian.

A assessoria de Gabeira explicou que a escolha das cidades não considerou questões regionais e sim eufônicas ( harmoniosas ). “Seria operacionalmente impossível colocar os 92 municípios na música, porque ela ficaria muito extensa, muito pesada para a difusão na internet”, justificou um integrante da equipe.

“Deixamos passar”
Após a observação do iG de que a pronúncia do nome de São João de Meriti saiu errada, a assessoria do candidato explicou que irá gravar uma nova versão para corrigir o problema. “De fato, deixamos passar”, disse um assessor.

Os responsáveis pela produção explicam que o rap ganhará novas gravações que podem incluir o nome de alguns municípios que não foram listados nesta primeira versão. "É um working in progress", esclarecem.

“Na campanha pela prefeitura nem todos os bairros do Rio foram mencionados. Não podemos prometer que nas futuras versões todas as 92 cidades serão listadas, é preciso verificar se dá conexão de comunicação, o jingle precisa ser algo marcante”, finaliza a assessoria de Gabeira.

Dois artistas serão responsáveis pelas futuras regravações do jingle, mas os nomes ainda não foram divulgados. Na campanha de 2008, a canção contou com aparições dos cantores Adriana Calcanhotto, Leila Pinheiro, Lan-Lan, Toni Platão, Roberto Frejat, e dos músicos Domenico, Dado Villa-Lobos, Paulo Toller, Celso Fonseca e George Israel.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.