Jatene lidera no Pará, diz pesquisa

Na pesquisa do Laboratório de Ciências Políticas da UFPA tucano tem 36,7% contra 23,1% de Ana Júlia

Pollyana Bastos, iG Pará |

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nova pesquisa que mostra o candidato ao governo Simão Jatene (PSDB) com 36,7% das intenções de voto na pesquisa espontânea, contra 23,1% da principal concorrente, a governadora e candidata à reeleição Ana Júlia Carepa (PT). Domingos Juvenil (PMDB) aparece em terceiro com 4,7%, seguido por Cleber Rabelo (PSTU) com 0,7%.

Fernando Carneiro (PSOL) aparece com 0,6% das intenções de votos. Votos brancos e nulos somam 10,4% e os eleitores que não responderam a pesquisa, 25,4%. O trabalho é do Laboratório de Ciência Políticas da UFPA em parceria com o Instituto de Pesquisas Veritate. Na pesquisa estimulada o candidato do PSDB soma 41,6% das intenções de voto, contra 24,5% de Ana Júlia.

Domingos Juvenil aparece novamente em terceiro, com 5,6%, mas as últimas posições se invertem: Fernando Carneiro aparece com 1,4% dos eleitores e Cleber Rabelo (PSTU) com 1,1%. Os votos brancos e nulos mantêm a média da pesquisa espontânea, 11,7% e os eleitores que não responderam somam 14,1%.

De acordo com os dados da pesquisa estimulada, se as eleições fossem hoje, Jatene ganharia ainda no primeiro turno, porque a soma das intenções de voto para o tucano ultrapassa os 32,6% da soma dos demais candidatos. Na pesquisa para os candidatos ao senado a liderança é de Jader Barbalho (PMDB), com 33,5% dos votos e o segundo lugar é de Paulo Rocha (PT), com 22,4%.

Os dois candidatos tiveram suas candidaturas impugnadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta da Lei da Ficha Limpa. Jáder e Rocha recorreram e enquanto aguardam julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) continuam em campanha.

Os dois candidatos estão na frente dos concorrentes Flexa Ribeiro (PSDB), com 21,3% e Marinor Brito (PSOL), com 4,2% das intenções de votos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

    Leia tudo sobre: eleições pajatene paana júlia papesquisapleito 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG