Candidato ao governo pernambucano volta a tradicional reduto enquanto lida com cenários desfavoráveis nas pesquisas

O tradicional Mercado de São José, situado no bairro de São José, centro do Recife, recebeu, nesta manhã, o candidato do PMDB ao governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos. Durante mais ou menos uma hora, a chapa majoritária da coligação percorreu os boxes do mercado. Ao lado de Jarbas estavam os candidatos ao Senado, Marco Maciel e Raul Jungmann, e o deputado federal, candidato à reeleição, Raul Henry.

Para alguns comerciantes, a visita do candidato peemedebista é de grande importância. “Reconheço o trabalho de Jarbas. Afirmo que o mercado melhorou e se tornou mais conhecido depois que Jarbas assumiu a Prefeitura do Recife, ainda em 1990. Sou fã dele. Fiz parte da comissão da recuperação em prol do Mercado de São José e sei que só ele se preocupou. Esse candidato é o candidato”. Disse o comerciante Edson de Veneri.

“Jarbas reergueu esse mercado quando houve o incêndio. Só ele se preocupa com a gente”, disse a comerciante Isaura Maria da Silva, locatária de um ponto de vendas de peixe. O que Isaura Maria se referiu foi ao incêndio que aconteceu no dia 29 de novembro de 1989, que destruiu o pavilhão Norte do Mercado, deixando aproximadamente 200 famílias desamparadas. Segundo Isaura,apenas Jarbas se preocupou com a situação do mercado. “Na época o prefeito era Joaquim Francisco. Ele não fez nada. Bastou Jarbas assumir a prefeitura para que o mercado criasse vida”.

Todavia, alguns comerciantes estão descontentes com a posição do candidato. “Antigamente Jarbas passava mais por aqui, agora é só em tempo de eleição”, disse o proprietário de um boxe, Valter de Menezes. Para o comerciante, Jarbas antigamente passava mais credibilidade: “ele vendeu a Celpe, antigamente votaria, agora não mais”.

Patrimonio Historico e Artístico Nacional, o Mercado de São José ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados. O prédio é formado por dois pavilhões, com 377 compartimentos de diversos produtos; 27 pedras de peixe; 34 barracas internas e outras 70 espalhadas pela
calçada do pátio. Atualmente, são 545 boxes no total. Artesanato em barro, corda e palha fazem do mercado pólo de atração turística. É ainda ponto tradicional do comércio de pescado.

Durante a visita Jarbas comentou sobre a geração de renda e emprego. Segundo o candidato, se eleito fará investimentos na educação, qualificando profissionais, oferecerá microcréditos para lan houses, e reduzirá os impostos para as micro e pequenas empresas. “ É necessário um conjunto de ações para impulsionar a economia de Pernambuco, universalizando o acesso às novas tecnologias e criando oportunidades em todas as regiões do Estado”, finalizou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.