Jarbas elege educação básica como prioridade de campanha

Candidato ao governo de Pernambuco diz que vai implantar 500 escolas integrais em quatro anos

Thaisa Lisboa, iG Pernambuco |

O senador e candidato ao governo de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), estabeleceu a educação básica como foco principal de sua campanha. Caso eleito, Vasconcelos tentará retomar o projeto original de escola integral dos centros experimentais, implantado quando foi governador do Estado. O objetivo é dar início a esse sistema em metade das escolas estaduais em quatro anos. Pernambuco tem, hoje, mil escolas.

José Arlindo Soares, um dos coordenadores do programa de governo, diz que, embora o atual governador Eduardo Campos (PSB) tenha construído 143 escolas, a situação delas é precária. “Ele (Eduardo) aumentou o número de escolas, mas a qualidade é péssima. Ele desconfigurou o modelo de Jarbas”, criticou. Ainda segundo Soares, o senador orientou os coordenadores para que eles tornem as propostas mais concretas e com possibilidades de investimento. “O senador quer que os projetos sejam mais qualificados para que José Serra os inclua em seu plano”, disse.

Entre as outras prioridades do candidato, ele cita a duplicação da BRB 232 entre São Caetano e Arcoverde, e entre São Caetano e Garanhuns; o ramal do Agreste, que visa gerar um abastecimento de água para mais de um milhão de pessoas e a implantação do projeto de esgoto sanitário nas áreas urbanas do Recife, de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.

Pesquisa

Em pesquisa divulgada hoje pela Folha de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos aparece com 19,86% dos votos, atrás do governador Eduardo Campos (PSB),  com 52,48%. Foi a primeira pesquisa feita pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com o NEPD (Núcleo de Estudos Eleitorais, Partidários e da Democracia) e a APIS (Associação de Pesquisa e Intervenção Social).

Questionado sobre o resultado, o candidato disse que estava “dentro do esperado”. Após reunião na manhã de hoje, o senador viajou para Brasília, onde retornará suas atividades parlamentares. Ele volta ao Recife na próxima quinta-feira e já tem agenda programada. “Faço caminhada entre 16h e 17h e depois vou gravar. À noite, ou haverá uma caminhada ou uma reunião no comitê", afirmou o peemedebista.

    Leia tudo sobre: Jarbascampanhapernambucoeducaçãopesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG