Impugnações chegam a 114 no Maranhão

Número já representa 18,3% da quantidade de candidaturas em todo o Estado. Balanço final deve ser divulgado nesta quarta-feira

Wilson Lima, iG Maranhão |

Relatório parcial divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), na noite desta terça-feira, revelou que já está em 114 o número de candidatos impugnados no Estado. Isso representa 18,3% do número de candidaturas maranhenses.

Somente o Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com 107 pedidos de cassação de registros de candidatura. As outras sete impugnações partiram de partidos políticos ou representantes partidários. Das 107 ações impetradas pelo MPE, 52 foram por candidatos enquadrados diretrizes da Lei Complementar 135/2010 e o restante por problemas ligados à desincompatibilização de cargos.

Entre as impugnações registradas pelo TRE do Maranhão está a do ex-governador Jackson Lago (PDT), cassado em abril de 2009 por crime de corrupção eleitoral e que tenta voltar ao Palácio dos Leões. Nesta terça-feira, em São Luís, Lago afirmou que já esperava uma ação do MPE. "Eu vi essa impugnação com muita naturalidade. Quem enfrenta o ‘sarneyzismo’ no Maranhão tem que estar preparado para tudo. Eles me tomaram até um mandato, e o povo vai mostrar que é maior", disse.

Na lista de impugnações também está o nome da governadora Roseana Sarney (PMDB), que teve seu registro questionado pelo PSDB. A argumentação dos tucanos maranhenses é que a governadora foi condenada em três processos judiciais distintos. Em dois, a Justiça entendeu que houve abuso de poder econômico por parte de Roseana Sarney. O terceiro processo foi uma representação da Procuradoria Regional Eleitoral que detectou desvio de finalidade na propaganda institucional do governo do Estado. A assessoria da governadora alegou que as impugnações não passam de "factóide" tucano.

Também estão na lista dos impugnados no Maranhão o candidato a vice-governador Washington Luís (PT); os candidatos ao Senado Edson Vidigal (PSDB), João Alberto (PMDB) e José Reinaldo Tavares (PSB) e o candidato a deputado federal Sarney Filho (PV).

O balanço final das impugnações maranhenses deve ser divulgado nesta quarta-feira pela manhã, em entrevista coletiva no Tribunal Regional Eleitoral.

    Leia tudo sobre: eleiçõestre-maimpugnaçãomaranhão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG