Petista tem 37% das intenções de voto; José Fogaça (PMDB) está em segundo com 31%

Pesquisa Ibope/Grupo RBS divulgada neste sábado (7) mostra Tarso Genro (PT) na liderança da disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. O ex-ministro da Justiça tem 37% das intenções de voto. O ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB) está em segundo, com 31%.

Tasso oscilou negativamente dois pontos percentuais em relação à última pesquisa do Ibope no Estado, divulgada em julho. Fogaça, por sua vez, ganhou dois pontos. Ambas as mudanças estão dentro da margem de erro da pesquisa.

A governadora Yeda Crusius (PSDB) está em terceiro lugar, com 11% dos votos. Schneider (PMN) e Pedro Ruas (PSOL) têm 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Os indecisos somam 14%. Brancos e nulos são 5%.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 5 de agosto, quando foram entrevistadas 812 pessoas.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21914/2010.

Tarso e Fogaça empatam no segundo turno
Na simulação de um eventual segundo turno entre Genro e Fogaça, os dois candidatos estão empatados. O candidato do PT aparece com 44% e o peemedebista tem 40%. Em um segundo turno contra Yeda, Genro teria 58% e a tucana, 19%. Já numa disputa entre Fogaça e Yeda, o peemedebista teria 56% e a governadora 15%.

Empate no Senado
O senador Paulo Paim (PT), Germano Rigotto (PMDB) e Ana Amélia Lemos (PP) estão empatados na disputa por duas vagas no Senado. Eles têm, respectivamente, 39%, 39% e 38% na pesquisa estimulada.

Vera Guasso (PSTU) tem 5% e José Schinaider (PMN), 3%. Lucas (PSOL) e Roberto Gross (PTC) têm 2% cada. Três candidatos aparecem com 1% das intenções de voto: Abgail Pereira (PCB), Professor Marcos Monteiro (PV) e Berna Menezes (PSOL). Votos brancos e nulos somam 8% e indecisos são 44%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.